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Gostaria de Agradecer a todos os que fazem a Faculdade Souza, antes Instituto Sousa. Pela rica oportunidade em que tive de concluir mais uma etapa de minha vida, concluindo mais um curso de Pós-Graduação lato Sensu através da Instituição. Gostaria de pontuar aqui e parabenizar toda a equipe de professores, colaboradores e pelo bom atendimento e pelo acolhimento que tive. Agradeço a todos por fazerem parte de minha história na busca pelo conhecimento. Obrigado! Muitíssimo agradecido. Atenciosamente; Genilson Gaudêncio dos Santos
Gostaria de Agradecer a todos os que fazem a Faculdade Souza, antes Instituto Sousa. Pela rica oportunidade em que tive de concluir mais uma etapa de minha vida, concluindo mais um curso de Pós-Graduação lato Sensu através da Instituição. Gostaria de pontuar aqui e parabenizar toda a equipe de professores, colaboradores e pelo bom atendimento e pelo acolhimento que tive. Agradeço a todos por fazerem parte de minha história na busca pelo conhecimento. Obrigado! Muitíssimo agradecido.
Atenciosamente;
Genilson Gaudêncio dos Santos
Epidemiologia, Higiene e Saneamento do Meio Ambiente 240 Horas. A via das Ciências da Conduta ou da investigação epidemiológica, que acompanhavam, respectivamente, a Medicina Integral e a Medicina Preventiva, descentravam o enfoque estritamente biológico do processo saúde-doença. Incorporaram a complexidade biopsicossocial do indivíduo e sua inclusão nas relações familiares (na Medicina Integral). Por sua vez, o processo saúde-doença no seu campo ecológico e social, detectado através de uma história natural (na Medicina Preventiva), passou a ser analisado através de suas dimensões sociais e culturais, ainda que a partir de concepções restritas. Esses modelos seriam substituídos, no decorrer da década de 70, por outras propostas de reforma médica (Medicina Comunitária) e pelo esboço de um projeto oriundo do movimento sanitário brasileiro. No plano do conhecimento, recusando os pressupostos das Ciências da Conduta, desenvolviam-se análises totalizantes, tomando como objeto as relações entre a prática médica, a estrutura e a dinâmica da sociedade capitalista e periférica; a natureza da intervenção do Estado na política de saúde; o trabalho e as instituições médicas; a determinação social do processo saúde-doença; incluindo especialmente as contribuições da Sociologia e da Economia Política. Público Alvo Área afins.
Epidemiologia, Higiene e Saneamento do Meio Ambiente 240 Horas. A via das Ciências da Conduta ou da investigação epidemiológica, que acompanhavam, respectivamente, a Medicina Integral e a Medicina Preventiva, descentravam o enfoque estritamente biológico do processo saúde-doença. Incorporaram a complexidade biopsicossocial do indivíduo e sua inclusão nas relações familiares (na Medicina Integral). Por sua vez, o processo saúde-doença no seu campo ecológico e social, detectado através de uma história natural (na Medicina Preventiva), passou a ser analisado através de suas dimensões sociais e culturais, ainda que a partir de concepções restritas.
Esses modelos seriam substituídos, no decorrer da década de 70, por outras propostas de reforma médica (Medicina Comunitária) e pelo esboço de um projeto oriundo do movimento sanitário brasileiro. No plano do conhecimento, recusando os pressupostos das Ciências da Conduta, desenvolviam-se análises totalizantes, tomando como objeto as relações entre a prática médica, a estrutura e a dinâmica da sociedade capitalista e periférica; a natureza da intervenção do Estado na política de saúde; o trabalho e as instituições médicas; a determinação social do processo saúde-doença; incluindo especialmente as contribuições da Sociologia e da Economia Política.
Público Alvo
Área afins.
Pós-Graduação Enfermagem em Nefrologia, o curso especializa enfermeiros para atender as exigências de implantação dos Serviços de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise, diálise, transplante renal, nefrologia clínica e tratamento conservador das doenças renais) e assim o profissional pode atuar com responsabilidade técnica da equipe de enfermagem dos serviços hospitalares e domiciliares. Público-alvo Graduados em Enfermagem.
Pós-Graduação Enfermagem em Nefrologia, o curso especializa enfermeiros para atender as exigências de implantação dos Serviços de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise, diálise, transplante renal, nefrologia clínica e tratamento conservador das doenças renais) e assim o profissional pode atuar com responsabilidade técnica da equipe de enfermagem dos serviços hospitalares e domiciliares.
Público-alvo
Graduados em Enfermagem.
Capacitação Profissional Saúde Pública - 80 horas: é destinado a todos os profissionais que pretendem ampliar seu campo de atuação, visão crítica e reflexiva do contexto social, econômico e político do Brasil. A soma de conhecimentos adquiridos no Curso de Capacitação Profissiona em Saúde Pública subsidiará o profissional para que suas escolhas sejam a melhor alternativa para solução dos problemas de saúde da coletividade. Público Alvo: Profissionais da área da saúde e todos que demonstrem interesse em ingressar e/ou capacitar sua formação na área da saúde pública.
Capacitação Profissional Saúde Pública - 80 horas: é destinado a todos os profissionais que pretendem ampliar seu campo de atuação, visão crítica e reflexiva do contexto social, econômico e político do Brasil. A soma de conhecimentos adquiridos no Curso de Capacitação Profissiona em Saúde Pública subsidiará o profissional para que suas escolhas sejam a melhor alternativa para solução dos problemas de saúde da coletividade.
Público Alvo: Profissionais da área da saúde e todos que demonstrem interesse em ingressar e/ou capacitar sua formação na área da saúde pública.
Curso de Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso 80 horas. Observa-se que especialmente nas últimas três décadas, uma parte bastante significativa da população brasileira tem atingido e permanecido por mais tempo nas faixas etárias da Terceira Idade. Um dos aspectos importantes que mais vem sendo discutido pelos estudiosos do meio acadêmico que pesquisam sobre este tema, é que esta fase de vida não é alcançada de uma forma satisfatória sem que se façam presentes os surgimentos de problemas, quer sejam de ordem orgânica ou psicológica. Público Alvo Áreas Afins.
Curso de Atenção Integral à Saúde do Adulto e do Idoso 80 horas. Observa-se que especialmente nas últimas três décadas, uma parte bastante significativa da população brasileira tem atingido e permanecido por mais tempo nas faixas etárias da Terceira Idade. Um dos aspectos importantes que mais vem sendo discutido pelos estudiosos do meio acadêmico que pesquisam sobre este tema, é que esta fase de vida não é alcançada de uma forma satisfatória sem que se façam presentes os surgimentos de problemas, quer sejam de ordem orgânica ou psicológica.
Áreas Afins.
Curso de Didática e Metodologia do Ensino Superior 80 Horas, o curso visa desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do docente do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente na contemporaneidade, do debate sobre experiências profissionais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior. Fornecer conhecimentos sobre a história, princípios, metodologia/organização, estrutura e funcionamento do Ensino Superior no que diz respeito a planejamento, protocolos e práticas. Público-alvo: Áreas afins.
Curso de Didática e Metodologia do Ensino Superior 80 Horas, o curso visa desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do docente do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente na contemporaneidade, do debate sobre experiências profissionais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior. Fornecer conhecimentos sobre a história, princípios, metodologia/organização, estrutura e funcionamento do Ensino Superior no que diz respeito a planejamento, protocolos e práticas.
Público-alvo: Áreas afins.
Pós-Graduação Enfermagem em Emergência e Urgência, abordar no curso o estudo do acerca da importância dos conhecimentos sobre os procedimentos iniciais e adequados nos atendimentos de urgência e emergência abrangendo as várias áreas e situações desse acolhimento como sendo primordiais e essenciais para a continuidade do atendimento posterior aos pacientes e consequentemente o salvamento de suas vidas. O aprofundamento de estudos acerca dos atendimentos de urgência e emergência se justificam no sentido de instrumentalizar o profissional da saúde para que o mesmo esteja cada vez mais preparado para as situações que lhe forem apresentadas acerca dos atendimentos emergenciais. Objetivo Geral Compreender a importância dos serviços de Urgência e Emergência nas instituições de saúde tanto físicas quanto móveis para o salvamento de vidas. Objetivos Específicos a) Perceber a importância de um aprofundamento acerca dos conhecimentos relativos aos serviços de Urgência e Emergência na modalidade física e móvel. b) Compreender a importância do atendimento correto na enfermagem de Urgência e Emergência como primeiro e essencial aos demais atendimentos ao paciente. Público-alvo Graduados na área de Saúde.
Pós-Graduação Enfermagem em Emergência e Urgência, abordar no curso o estudo do acerca da importância dos conhecimentos sobre os procedimentos iniciais e adequados nos atendimentos de urgência e emergência abrangendo as várias áreas e situações desse acolhimento como sendo primordiais e essenciais para a continuidade do atendimento posterior aos pacientes e consequentemente o salvamento de suas vidas.
O aprofundamento de estudos acerca dos atendimentos de urgência e emergência se justificam no sentido de instrumentalizar o profissional da saúde para que o mesmo esteja cada vez mais preparado para as situações que lhe forem apresentadas acerca dos atendimentos emergenciais.
Objetivo Geral
Compreender a importância dos serviços de Urgência e Emergência nas instituições de saúde tanto físicas quanto móveis para o salvamento de vidas.
Objetivos Específicos
a) Perceber a importância de um aprofundamento acerca dos conhecimentos relativos aos serviços de Urgência e Emergência na modalidade física e móvel.
b) Compreender a importância do atendimento correto na enfermagem de Urgência e Emergência como primeiro e essencial aos demais atendimentos ao paciente.
Graduados na área de Saúde.
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