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Pós-Graduação em Gestão Escolar (Administração, Supervisão e Orientação), o curso tem como objetivo proporcionar aos gestores uma reflexão sobre a gestão democrática e o desenvolvimento de práticas de gestão no ambiente escolar. Realizar práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar. Proporcionar uma compreensão pedagógica de gestão escolar situada nos contextos micro e macro da escola. Público Alvo Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.
Pós-Graduação em Gestão Escolar (Administração, Supervisão e Orientação), o curso tem como objetivo proporcionar aos gestores uma reflexão sobre a gestão democrática e o desenvolvimento de práticas de gestão no ambiente escolar. Realizar práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar. Proporcionar uma compreensão pedagógica de gestão escolar situada nos contextos micro e macro da escola.
Público Alvo
Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.
Pós-Graduação Docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, o profissional que pretende especializar-se na Educação das séries iniciais e na Educação Infantil encontra, neste curso, as bases para uma formação completa: aquisição de conhecimentos teórico-metodológicos, desenvolvimento das habilidades, competências para a prática docente multidisciplinar, utilização de ferramentas lúdicas e psicomotricidade. Público Alvo: Profissionais que possuem ensino Superior nas áreas de Pedagogia, Educação Física e demais habilitados para educação básica que desejam especializar-se nas séries iniciais e educação infantil.
Pós-Graduação Docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, o profissional que pretende especializar-se na Educação das séries iniciais e na Educação Infantil encontra, neste curso, as bases para uma formação completa: aquisição de conhecimentos teórico-metodológicos, desenvolvimento das habilidades, competências para a prática docente multidisciplinar, utilização de ferramentas lúdicas e psicomotricidade.
Público Alvo:
Profissionais que possuem ensino Superior nas áreas de Pedagogia, Educação Física e demais habilitados para educação básica que desejam especializar-se nas séries iniciais e educação infantil.
O Curso de Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar 80 horas é voltado para pedagogos, educadores das diversas áreas, administradores e demais profissionais que tenham potencial para atuar na gestão pedagógica, o curso engloba práticas de inspeção, administração e supervisão escolar tendo como objetivo aperfeiçoar todas as práticas, formar um multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar. Objetiva também formar um profissional que possa atuar no planejamento escolar fora do âmbito da escola, nas secretarias de educação. Público Alvo: Áreas Afins.
O Curso de Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar 80 horas é voltado para pedagogos, educadores das diversas áreas, administradores e demais profissionais que tenham potencial para atuar na gestão pedagógica, o curso engloba práticas de inspeção, administração e supervisão escolar tendo como objetivo aperfeiçoar todas as práticas, formar um multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar. Objetiva também formar um profissional que possa atuar no planejamento escolar fora do âmbito da escola, nas secretarias de educação.
Público Alvo: Áreas Afins.
Capacitação Profissional Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos - 80 horas: A conduta humana organiza-se em esquemas de ações ou de representações adquiridos, elaborados pelo indivíduo a partir de sua experiência individual, que podem coordenar-se variavelmente em função de uma meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis. A função que integra essas estruturas e sua mudança é a inteligência. Público Alvo: Profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam capacitar-se nesta área.
Capacitação Profissional Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos - 80 horas: A conduta humana organiza-se em esquemas de ações ou de representações adquiridos, elaborados pelo indivíduo a partir de sua experiência individual, que podem coordenar-se variavelmente em função de uma meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis. A função que integra essas estruturas e sua mudança é a inteligência.
Público Alvo: Profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam capacitar-se nesta área.
Capacitação Profissional em Berçarista - 80 horas: No Curso de Berçarista, você aprenderá qual é a rotina de trabalho no Berçário, os principais cuidados necessários, as brincadeiras e o que é necessário para ter sucesso nesta profissão tão gratificante. Se você gosta de crianças e se sente atraído(a) pelo ambiente escolar, o Curso de Berçarista vai auxiliá-lo(a) a ingressar neste mercado de trabalho promissor. Público Alvo: Áreas Afins.
Capacitação Profissional em Berçarista - 80 horas: No Curso de Berçarista, você aprenderá qual é a rotina de trabalho no Berçário, os principais cuidados necessários, as brincadeiras e o que é necessário para ter sucesso nesta profissão tão gratificante. Se você gosta de crianças e se sente atraído(a) pelo ambiente escolar, o Curso de Berçarista vai auxiliá-lo(a) a ingressar neste mercado de trabalho promissor.
Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Desenvolver competências e habilidades para a docência nas disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental e Médio. Compreender os processos históricos de formação do pensamento humano e sua influência sobre as tendências atuais de ensino de Filosofia e Sociologia. Reconhecer a articulação entre os saberes da Filosofia e da Sociologia sobre a realidade política, econômica, cultural, científica e religiosa. Público Alvo: Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.
Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Desenvolver competências e habilidades para a docência nas disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental e Médio. Compreender os processos históricos de formação do pensamento humano e sua influência sobre as tendências atuais de ensino de Filosofia e Sociologia. Reconhecer a articulação entre os saberes da Filosofia e da Sociologia sobre a realidade política, econômica, cultural, científica e religiosa.
Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional 360 horas, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades educativas específicas e/ou dificuldades no processo de aprendizagem, no contexto sóciocultural brasileiro, visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais com ética e competência. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos. Objetivo Geral Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais/limitações cognitivas ou emocionais. Objetivos Específicos a) Refletir criticamente sobre a educação de um modo geral bem como a do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania. b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais ou dificuldades no processo de aprendizagem. Público-alvo O curso se destina aos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior. Estágio Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio. Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.
Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional 360 horas, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades educativas específicas e/ou dificuldades no processo de aprendizagem, no contexto sóciocultural brasileiro, visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais com ética e competência.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Objetivo Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais/limitações cognitivas ou emocionais.
Objetivos Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação de um modo geral bem como a do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais ou dificuldades no processo de aprendizagem.
Público-alvo
O curso se destina aos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior.
Estágio
Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio.
Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.
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