AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

Em tempos de pandemia, o portal de notícias G1 e diversos telejornais têm noticiado a necessidade de os educadores ministrarem aulas remotas, ou seja, utilizando-se da internet para veicular os conteúdos a serem acessados pelos estudantes. Em contrapartida constatou-se que existem muitos entraves: desde a falta de acesso à internet por parte de professores e estudantes até a falta de conhecimentos e domínio das novas tecnologias, principalmente por parte dos educadores.

Além da necessidade de criatividade e planejamento adequado para atingir os objetivos em relação ao interesse dos estudantes, há uma questão primeira que é o domínio dos usos e apropriações destas tecnologias, que segundo Thompson (2014) no texto: Teoria Social da Mídia, diz de como a pessoa se apropria e usa essas ferramentas para as finalidades necessárias.

Diante da decisão da Secretária da Educação, por intervenção do Ministério Público de manter as aulas suspensas, registrou-se a necessidade por aulas remotas. Assim, professores e alunos precisarão se adequar à essa nova realidade que se apresenta.

Neste contexto, percebe-se que os jovens se sentem extremamente à vontade diante do usos destas novas tecnologias, em contrapartida, professores, em grande parte, se sentem, incomodados com esta situação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Sind-UTE/MG, veiculou, neste mês de abril uma informação que é um paradoxo diante desta realidade: além da falta do domínio das novas tecnologias por parte dos professores há ainda a falta de acesso à internet por cerca de 41% destes educadores. Em relação ao acesso por parte dos estudantes este percentual é ainda maior, cerca de 70% não tem acesso fácil à internet de qualidade.

É inconteste que aulas remostas serão um desafio a mais, além da covid19 tendo em vista a realidade que se apresenta no que tange aos usos e apropriações das novas tecnologias no contexto, muitas vezes precário, da educação brasileira.

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Faculdade Souza

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
abmes acadêmico acervo alunos escolares médios ambientais anos antes de aqui atuam capacitação certificado clique comentário como comentou compromisso conosco contato cursos depoimento de digital digite direito dígitos educação geral empresarial encontrar escola estudante estudante encontrar escola fasouza fechar formação formou gerente garantido gestão graduação livre horas de casa infantil infraestrutura internacional ipatinga laboratórios leia licenciatura ligamos correio mais mercado mundo nacional nome notícias novo souza superior taubaté telefone tempo teologia todos trabalho unitau universidade você whatsapp áreas pós-graduação ead especialização ead
WhatsApp FaSouza