Perguntas frequentes sobre Educação Superior

Como saber se uma Instituição de Ensino Superior é credenciada pelo Ministério da Educação e se um curso superior é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação?

Perguntas frequentes sobre Educação Superior

O que é o sistema e-MEC? 

O e-MEC é um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil. Todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior (IES), bem como de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Também tramitam no e-MEC alguns processos de aditamento de atos autorizativos.

O sistema torna os processos mais rápidos e eficientes e as IES podem protocolar os seus processos relativos a pedidos de emissão de atos regulatórios e acompanhar o seu trâmite de forma totalmente eletrônica.

O Sistema e-MEC incorpora também o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior (Cadastro e-MEC), base de dados oficial e única de informações relativas às IES subordinadas ao Sistema Federal de Ensino, bem como dos cursos de graduação e pós-graduação por elas ministrados. Os dados do Cadastro e-MEC guardam conformidade com os atos autorizativos editados pelo MEC, com base nos processos regulatórios competentes.

Ressalte-se que é facultado às IES pertencentes aos demais sistemas de ensino – que são reguladas e supervisionadas pelo órgão regulatório da respectiva unidade federativa, ou pelo órgão responsável pelo ensino militar em cada unidade da federação, fazer parte do Cadastro e-MEC. Assim, as informações relacionadas a essas instituições são declaratórias e de responsabilidade exclusiva da respectiva IES.

Cita-se ainda que, as informações referentes aos cursos de pós-graduação lato sensu constantes do Cadastro e-MEC são de cunho declaratório e quaisquer irregularidades são de responsabilidade da respectiva IES no âmbito cível, administrativo e penal.  

Como saber se uma Instituição de Ensino Superior é credenciada pelo Ministério da Educação e se um curso superior é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação?

A consulta sobre instituições de ensino superior (IES) ou cursos superiores de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), sequenciais e de pós-graduação lato sensu, presenciais ou a distância, regularmente ofertados – seus endereços de oferta, atos autorizativos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, bem como os indicadores de qualidade obtidos nas avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pode ser realizada no Cadastro de Instituições e Cursos da Educação Superior (Cadastro e-MEC), disponível no endereço  https://emec.mec.gov.br. O resultado da consulta pode ser convertido em planilhas Excel ou PDF.

Caso a IES não seja localizada, ou seus dados estejam incompletos, o interessado poderá solicitar uma Declaração de Regularidade de Curso e/ou IES. Para atendimento das solicitações de declaração de regularidade de cursos e instituições de ensino superior para apresentação no Brasil ou no exterior o cidadão deve realizar o pedido  pelo Balcão Digital, por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-declaracoes-de-regularidade-de-cursos-e-instituicoes-para-apresentacao-no-exterior.   

Quais são os atos necessários para que uma Instituição de Ensino Superior possa funcionar de forma regular?

 Para iniciar a oferta de ensino superior, as instituições devem ser credenciadas. O credenciamento deve ser renovado periodicamente, por meio de recredenciamento. Uma instituição será regular se estiver devidamente credenciada ou recredenciada de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela legislação da educação superior.

No caso de instituições privadas de ensino superior, o credenciamento e recredenciamento são feitos pelo Ministério da Educação. Inicialmente, a instituição é credenciada como faculdade. Só depois de estar em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade as faculdades privadas podem requerer seu credenciamento como centro universitário e universidade.

No caso de universidade federal, a criação é feita por decreto ou lei federal, após aprovação de projeto no Congresso Nacional. As instituições mantidas pelo governo federal também devem ser recredenciadas e ter seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Instituições públicas vinculadas aos governos estaduais e municipais são da competência dos sistemas estaduais de ensino; por isso, o credenciamento e recredenciamento são efetuados pelo sistema estadual. 

Quais são os atos necessários para a oferta regular de um curso superior?

Os atos autorizativos dos cursos são os seguintes:

Autorização: para iniciar a oferta de um curso de graduação, as faculdades privadas dependem de autorização do Ministério da Educação. Universidades e centros universitários, que têm prerrogativas de autonomia, não precisam de autorização do MEC para iniciar a oferta de um curso de graduação (exceto nos casos de abertura de cursos de medicina, odontologia, psicologia, enfermagem e direito, que necessitam sempre de autorização do Ministério, e em casos de cursos oferecidos em endereços fora do município-sede da universidade ou centro universitário). Porém, todas as instituições – sejam elas faculdades, centros universitários ou universidades - devem informar ao MEC os cursos abertos, para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento do Ministério.

No processo de autorização de um curso, o MEC avalia três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas oferecidas pela instituição.

Reconhecimento e renovação de reconhecimento: o reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária (e antes de completar 75% da carga horária). Então, se um curso dura, por exemplo, quatro anos e sua primeira turma foi iniciada no 1º semestre de 2009, a instituição deverá protocolar o pedido de reconhecimento a partir do 1º semestre de 2011 e até, no máximo, o 1º semestre de 2012. O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela instituição de ensino a cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Quais são os tipos de cursos superiores?

 Quanto à formação, a educação superior abrange os seguintes cursos:

Cursos de graduação: são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os cursos de graduação conferem diploma aos concluintes e podem ser:

  • bacharelados
  • licenciaturas
  • cursos superiores de tecnologia

Cursos sequenciais: são organizados por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Podem ser de:

  • formação específica
  • complementação de estudos

Cursos de extensão: abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino. Conferem certificado aos concluintes.

Cursos de pós-graduação: os programas de mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu) e cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. A pós-graduação lato sensu confere certificado, e a pós-graduação stricto sensu confere diploma. 

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e curso superior de tecnologia?

 Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para a educação básica, os cursos de bacharelado destinam-se à formação de profissionais voltados às diferentes carreiras e atividades profissionais, já os cursos superiores de tecnologia são estruturados para atender aos diversos setores do mercado, abrangendo áreas especializadas. 

Quais são as modalidades de ensino superior?

 O ensino superior pode ser ministrado nas seguintes modalidades:

  • Presencial: quando exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.
  • A distância: quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre com a utilização de meios como material impresso, televisão, internet etc.

Para a oferta de educação superior na modalidade a distância, as instituições deverão ser credenciadas para atuar nesta modalidade de ensino. 

Quais são os indicadores de qualidade informados pelo Cadastro?

 Em relação aos cursos, os indicadores informados são a nota do curso no Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito de Curso (CC).

  • Enade: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e competências. Participam do Exame os alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Os resultados do Enade são considerados na composição de índices de qualidade relativos aos cursos e às instituições (como o CPC e o IGC).
  • CPC: é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas. O conceito, que vai de 1 a 5 (sendo 5 o valor máximo), é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação no país.
  • Conceito de Curso (CC): composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, pode confirmar ou modificar o CPC. A necessidade de avaliação in loco para a renovação do reconhecimento dos cursos é determinada pelo CPC: cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de avaliação in loco.  Cursos com conceito igual ou maior que 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC (Conceito Preliminar de Curso) em CC, que é um conceito permanente. Em relação às instituições de ensino, os indicadores informados são o IGC (Índice Geral de Cursos da instituição) e o Conceito Institucional (CI):
  • IGC: sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de cada universidade, centro universitário ou faculdade do país. No que se refere à graduação, é utilizado o CPC dos cursos, e no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes, que expressa os resultados da Avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O IGC vai de 1 a 5. O indicador pode ser confirmado ou alterado pelo Conceito Institucional (CI), que é composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC.  

Qual a carga horária mínima e máxima dos cursos de graduação?

 A oferta de cursos superiores por instituições de ensino superior regularmente credenciadas deve observar o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) editadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para o respectivo curso ou área, disponíveis no endereço https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991, nas quais, dentre outras, estão fixadas as cargas horárias mínimas e demais exigências pertinentes a cada curso.

No que diz respeito à fixação dos tempos mínimos e máximos de integralização dos cursos em geral, informa-se que o assunto foi disciplinado pela Resolução CNE/CES nº 2, de 2007, disponível no endereço https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf  e pelo Parecer CNE/CES nº 8, de 2007, disponível no endereço https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces008_07.pdf.

De acordo com o art. 2º da referida resolução, no âmbito da autonomia que lhes é conferida pelo art. 207 da Constituição Federal de 1988, as instituições de ensino superior devem fixar a carga horária total dos cursos contabilizada em horas e os limites de sua integralização, no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Note-se que a legislação educacional em vigor obriga as instituições a cumprir o PPC, bem como divulgá-lo à comunidade acadêmica, inclusive suas alterações, fornecendo-o aos interessados sempre que solicitado (Cf.: § 1º do art. 47 da Lei nº 9.394, de 1996, (LDB), disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm; parágrafo único do art. 102 do Decreto nº 9.235, de 2017, disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm; e art. 99 da Portaria MEC nº 21, de 2017, disponível em https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=80181-anexo-2-portaria-normativa-n-21-pdf&category_slug=janeiro-2018-pdf&Itemid=30192)." 

O que são cursos livres? Os cursos livres devem ser autorizados pelo Ministério da Educação (MEC)?  Tais cursos conferem diploma?

 Os cursos livres são cursos ofertados por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza, com finalidades diversas, que não precisam ser autorizados ou reconhecidos pelos órgãos de regulação dos sistemas de ensino federal, estadual ou municipal.

Tais cursos não precisam ser autorizados ou reconhecidos pelos órgãos de regulação dos sistemas de ensino federal, estadual ou municipal e podem ser ofertados por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza, com finalidades diversas, cujos certificados conferidos, via de regra, não garantem a inserção em atividades profissionais, especialmente no caso de profissões regulamentadas que exigem formação em cursos técnicos ou superiores, nem são aceitos como título de pós-graduação lato sensu.

Por fim, os cursos livres não estão subscritos a qualquer tipo de atividade regulatória de competência dos sistemas de ensino federal, estadual ou municipal, portanto podem conceder qualquer tipo de diploma e, em princípio, não habilitam para o exercício profissional.

As reclamações ou denúncias de práticas que se configurem em propaganda enganosa ou fraude devem ser encaminhadas aos serviços de proteção ao consumidor, às polícias ou ao poder judiciário. 

A expedição e registro de diploma pode ser cobrada?    

 A expedição e o registro do diploma, do histórico escolar final e do certificado de conclusão de curso, consideram-se incluídos nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de apresentação decorativa, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especiais, por opção do aluno.

Já a cobrança de taxas para expedição desses documentos em momentos diversos, deve estar explícita no contrato de prestação de serviços educacionais assinado no ato da matrícula.

Note-se que o contrato de prestação de serviços educacionais é regido pela Lei nº 8.078, de 1990, Código de defesa do Consumidor (CDC).

(Ver art. 9º da Portaria nº 1.095, de 2018, disponível em https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=100081-portaria-diplomas&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192 e Código de defesa do Consumidor disponível no endereço https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm)  

Existe prazo legal para a emissão de diploma pela instituição de ensino superior?     

As instituições de ensino superior (IES) deverão expedir e registrar seus diplomas, conforme autonomia conferida a elas, observando os prazos abaixo:

  • IES com autonomia (centros universitários e universidades):
  • Expedição: máximo de 60 dias, contados da data de colação de grau;
  • Registro: máximo de 60 dias, contados da data da expedição.
  • IES sem autonomia (faculdades):
  • Expedição: máximo de 60 dias, contados da data de colação de grau;
  • Encaminhamento para IES registradora: máximo de 15 dias, contados da expedição;
  • Registro (IES registradora): máximo de 60 dias, contados da data do recebimento do diploma.
  • Os prazos acima citados poderão ser prorrogáveis por igual período, desde que justificado pela IES.

Em caso de recusa de pedido de expedição de diploma, histórico escolar ou outro documento acadêmico de guarda obrigatória pela IES, aplica-se o Código Civil Brasileiro: a IES fica em mora (situação de descumprimento culposo) mediante interpelação formal escrita e protocolar pelo interessado, que pode dirigir-se aos órgãos de Defesa do Consumidor, ao Ministério Público ou demais instâncias do Poder Judiciário para apresentar reclamação.

(Ver arts. 18 e 19 da Portaria nº 1.095, de 2018, disponível em https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=100081-portaria-diplomas&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192 e Código de defesa do Consumidor disponível no endereço https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

Quais são as normas para o aproveitamento de estudos?         

 O aproveitamento de estudos realizados por alunos em processos de transferência, matrícula de graduados, entre outros, são de estrita competência das instituições de ensino superior, deve ser regulamentado pelo colegiado acadêmico da própria instituição e estar disciplinado em seu estatuto ou regimento.

Note-se que os critérios para aproveitamento de estudos devem levar em conta a equivalência dos conteúdos e objetivos da disciplina ou atividade prevista em cada curso, tanto no que diz respeito à intensidade do tratamento, o que pode ser medido pela carga horária, quanto à atualização das informações, além das condições de oferta e desenvolvimento do componente. (Ver: § 2° do art. 47 da Lei nº 9.394, de 1996, LDB, disponível no endereço https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm; Decreto nº 9.235, de 2017; disponível no endereço https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9235.htm; e Parecer CNE/CES n° 282, de 2002, disponível no endereço https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2002/pces282_02.pdf

Qual o procedimento necessário à transferência de alunos entre Instituições?

 A transferência voluntária de alunos é disciplinada pelo art. 49 da Lei nº 9.394, de 1996, LDB, que determina que as IES aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo. Note-se que o aluno deve estar matriculado e cursando o período letivo no qual foi requerida a transferência. Assim sendo, a transferência não se aplica a alunos que perderam o vínculo com o curso, sendo admitido que, em caso de trancamento de matrícula, o vínculo com a IES permanece.

Note-se que as IES estão obrigadas a expedir os documentos de transferência de alunos, mas não estão obrigadas a receber todos os alunos que solicitarem a transferência e que, para aceita-los, é preciso comprovar se estes estavam regularmente matriculados em outra instituição, verificar se o curso tem afinidade com algum curso por ela ofertado, observar a existência de vagas regularmente autorizadas para o curso e realizar processo seletivo.

Note-se, ainda, que é vedada a cobrança de taxa de matrícula como condição para apreciação e pedidos de emissão de documentos de transferência para outras instituições (ver: art. 2º da Portaria nº 230, de 9 de março de 2007, disponível no endereço https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/port230_07mec.pdf) e que as IES devem expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos (ver: § 2º do art. 6º da Lei nº 9.870, de 1999, disponível no endereço https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9870.htm)."  

Quem será responsável pela guarda do acervo acadêmico da instituição de ensino superior?

O representante legal da mantenedora responderá, nos termos da legislação civil e penal, pela guarda do acervo acadêmico da instituição de ensino superior, inclusive nas hipóteses de negligência ou de sua utilização fraudulenta. (Ver §1º, do art. 58, do Decreto 9.235, de 2017, disponível no endereço https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm )

Fonte: https://www.gov.br

Fotos da Sede da Faculdade FaSouza

Foto01 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto02 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto03 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto04 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto05 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto06 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto07 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto08 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto09 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto10 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto11 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG
Foto12 - Sede do Instituto Souza e Faculdade FaSouza Ipatinga - MG

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OUTUBRO: A ORIGEM POR TRAZ DO ROSA

Outubro: a origem por traz do rosa. A campanha do Outubro Rosa iniciou nos anos 90, depois de ser aprovada e, tendo o referido período reconhecido, mundialmente, como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Os laços cor de rosa se tornaram símbolo, d...

PLÁGIO: A COMODIDADE QUE FERE A ÉTICA

PLÁGIO: a comodidade que fere a ética. O Trabalhode conclusão de curso (TCC), normalmente, encerra as atividades acadêmicas, objetivando dar oportunidade aos alunos de demonstrar o conhecimento apreendido durante o curso. Ao longo da vida acadêmica, o al...

ARTIGO CIENTÍFICO: ENRIQUECIMENTO INTELECTUAL E PROFISSIONAL

ARTIGO CIENTÍFICO: enriquecimento intelectual e profissional. Inicialmente, espera-se que o discente ao ingressar na universidade e/ou faculdade, tenha desenvolvido algumas habilidades e, dentre elas, destacam-se saber ler e escrever e, a conquista pela a...

QUER AUMENTAR SUA RENDA FINANCEIRA?

Quer aumentar sua renda financeira? Venha para a FaSouza e torne-se um consultor educacional. A Faculdade FaSouza acredita na união de pessoas em prol de um mesmo objetivo e conta com a parceria de consultores educacionais de forma profissional e com qual...

PORTARIA DE CREDENCIAMENTO DA FACULDADE FASOUZA É PUBLICADA PELO MEC

Portaria de credenciamento da Faculdade FaSouza é publicada pelo MEC. A Faculdade FaSouza, mantida pelo Instituto Souza, mantêm-se firme na observação e exercício da sua missão, visão e valores. Todo esse empenho tem permitido a instituição conquistar lu...

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Política de privacidade. Esta política tem objetivo de esclarecer dúvidas e informações referentes às condições adotadas pela FASOUZA e MANTENEDORA para encaminhamento de informações relevantes ao relacionamento destas com alunos, egressos, colaboradores ...

2020: UM ANO MARCADO POR DESAFIOS E APRENDIZADOS

2020: Um ano marcado por desafios e aprendizados. O ano de 2020 foi marcado por desafios que jamais imaginaríamos enfrentar. Novos hábitos foram necessários, rotinas modificadas e a nossa vida como um todo mudou. A Educação, sem sombra de dúvidas, foi u...

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACONSELHAMENTO PASTORAL

Pós-Graduação em Aconselhamento Pastoral, tem como objetivo Capacitar profissionais para o acompanhamento pastoral e de aconselhamento a partir de um referencial bíblico e ética numa interface com a psicologia pastoral; Compreender o ciclo vital do ser hu...

NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do...

CURSOS GRATUITOS COM CERTIFICADO

Cursos gratuitos com certificado. A FaSouza está disponibilizando para seus alunos e interessados (QUE SEGUIR NOSSO INSTAGRAM @faculdadefasouza) cursos gratuitos com certificado de 80 horas, nosso objetivo é ajudar você, são mais de 70 cursos. Com o certi...

ADAPTAÇÕES AO “NOVO NORMAL”: UM MUNDO QUE NUNCA MAIS SERÁ COMO ANTES

Adaptações ao “novo normal”: Um mundo que nunca mais será como antes. Diante de tantas mudanças e tão rápidas, há que se pensar sobre o fato inconteste de que muitas das coisas vistas antes da Pandemia como “normais”, voltarão a “ser”, pela necessidade de...

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Pós-Graduação em Educação Infantil, abordar criticamente a reflexão sobre as práticas pedagógicas a Educação Infantil como sendo primordiais para o desenvolvimento de toda a vida escolar da criança pois a Educação Infantil é a primeira e, portanto, a mais...

CURSO DE ANTROPOLOGIA EAD

O Curso de Antropologia EAD em pós-graduação lato sensu busca fornecer informações antropológicas, etnográficas e etnológicas, para o estudo e compreensão dos códigos culturais de comunicação, revisitando as teorias e metodologias na compreensão do desenv...

ENVIE DEPOIMENTO EM VÍDEO E GANHE CURSO EXTRA

Envie depoimento em vídeo e ganhe curso extra. Cursos gratuitos: Alunos e interessados podem realizar até cinco cursos de capacitação profissional (80h), na FaSouza, durante a quarentena. Após receber vários pedidos, a Faculdade Souza incrementou a campan...

GESTÃO DO TEMPO NA PANDEMIA DA COVID-19

Gestão do tempo na pandemia da Covid-19. Neste tempo, inegavelmente, difícil para a humanidade, dentre tantos desafios inerentes aos cuidados exigidos para a manutenção tanto da saúde mental quanto física, outras questões não menos importantes veem è tona...

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR?

AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO CORONAVÍRUS: E AGORA PROFESSOR? Em tempos de pandemia, o portal de notícias G1 e diversos telejornais têm noticiado a necessidade de os educadores ministrarem aulas remotas, ou seja, utilizando-se da internet par...

FASOUZA CONTA COM SUPORTE ONLINE 100% HUMANIZADO

FaSouza conta com suporte online 100% humanizado. A tecnologia trouxe benefícios e soluções dinâmicas para nossa rotina. Muitas das atividades cotidianas foram aliviadas com ferramentas digitais, acessadas por meio de smartphones, como redes sociais, apli...

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD

Perguntas mais frequentes sobre ensino a distância - EAD, a FaSouza reuniu as perguntas mais frequentes sobre ensino a distância - EAD para ajudar a esclarecer tudo que você precisa saber antes de iniciar um curso. O que é o ensino a distância - EAD? É a ...

CONHECIMENTO, EMPATIA E ATITUDES CORRETAS FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, UMA TRÍADE NECESSÁRIA E URGENTE

Conhecimento, empatia e atitudes corretas frente à pandemia do coronavírus, uma tríade necessária e urgente. Em tempos de Pandemia de Coronavírus, oficialmente COVID-19, nunca foi tão importante estarmos atentos à tríade: conhecimento, alteridade e atitud...

COLABORADORES DA FACULDADE FASOUZA PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Colaboradores da Faculdade FaSouza participam de curso de capacitação. A capacitação “Crescimento para o Sucesso” buscou padronizar práticas com vistas a uma dinâmica institucional mais apurada. Dentre os temas abordados, constaram: apresentação pessoal; ...

PÓS-GRADUAÇÃO BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estudo das Práticas das quatro competências específicas da BNCC. As áreas do conhecimento no Ensino Fundamental. Este curso foi criado para atender as necessidades de informação sobre o BNCC devido as d...

+ DE 150 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

+ de 150 Cursos de Pós-Graduação na área da Educação. Os cursos de pós-graduação têm videoaulas gravadas por professores conteudistas. São eles: doutores/pós-doutores, mestres e especialistas. Nossos cursos são 100% online. Estude onde e quando quiser com...

A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DIFERENCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA A VIDA

A formação continuada como diferencial para o mercado de trabalho e para a vida, a Educação à Distância (EAD), é hoje, reconhecidamente uma ferramenta de democratização do saber pois pela sua flexibilidade em relação aos tempos e espaços de estudo, traz a...

A OBRIGATORIEDADE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) – REFLEXÕES SOBRE O QUE MUDA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

A Obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Reflexões sobre o que muda em relação à Educação no Brasil. A BNCC reforça as políticas educacionais importantes às quais pretendem ajudar a reduzir desigualdades e garantir os direitos de apren...

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL/ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Funcionamento dos Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares. Os Cursos de Capacitação Profissional/Atividades Complementares têm duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias. Para Conclusão do Curso em 30 dias é necessário que o aluno ...

ÍNDICE GERAL DE CURSO – IGC - O QUE COMPÕE O IGC

Índice Geral de Curso – IGC - O que compõe o IGC. IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes,...

FASOUZA ADOTA USO DE CANECAS PERMANENTES E REALIZA AÇÕES VISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

FaSouza adota uso de canecas permanentes e realiza ações visando a educação ambiental. Boas práticas devem ser compartilhadas e reproduzidas. Em acordo com essa ideia, a Faculdade Souza adotou em sua unidade o projeto de utilização de canecas permanentes...

LETRAMENTO DIGITAL: DESAFIO PARA A INTERPRETAÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS EAD

Letramento Digital: Desafio para a interpretação e utilização das plataformas EAD. È fato que somente através da leitura, da pesquisa, da investigação é que teremos reais avanços científicos em nosso país. Autonomia é sinal de segurança, maturidade, cresc...

FACULDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO CORONEL FABRICIANO

Faculdade de Pós-Graduação Coronel Fabriciano. Coronel Fabriciano é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a ...

FACULDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO CARATINGA-MG

Faculdade de Pós-Graduação Caratinga-MG. aratinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce. Caratinga possui uma geografia típica dos Mares de Morros mineiros, isto é, uma áre...

A IMPORTÂNCIA DO TCC NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

A importância do TCC na formação acadêmica. A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA, surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrig...

O PEDAGOGO E OS DESAFIOS FRENTE À EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

O Pedagogo e os desafios frente à educação na contemporaneidade. A pedagogia desde a sua origem na Grécia Antiga, paidós (criança) e agogé (condução), está ligada indiscutivelmente ao ato de pensar sobre a educação, seus processos, melhores caminhos, o qu...

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BUSCA PELO RESPEITO E HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE

Reflexões sobre a Importância da Busca pelo Respeito e Humanização das Relações em Sociedade. Vivemos em uma sociedade adoecida, a cada dia surge um novo CID para designar doenças que afetam, sobretudo o emocional das pessoas. Nunca se consumiu tanto anti...

A FACULDADE SOUZA - FASOUZA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A Faculdade FaSouza está preparada para atender os alunos com necessidades especiais. Cada vez mais, procuramos soluções que facilitam a usabilidade em todos os ambientes da nossa estrutura física. Entre as transformações necessárias, destacamos a Acessib...

CURSOS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRÁTIS COM CERTIFICADO

Cursos para Atividades Complementares Grátis com Certificado. Atividades Complementares Atividades Complementares são atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. São tarefas que devem ser desenvolvidas...

PESQUISA, PROATIVIDADE E AUTONOMIA: O PERFIL DE ESTUDANTE E PROFISSIONAL PROCURADO PELO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Pesquisa, proatividade e autonomia: o perfil de estudante e profissional procurado pelo mercado de trabalho atual, Na realidade atual, é fato o destaque e valorização à estudantes e profissionais com redação própria, autodidatas, pesquisadores, proativos ...

O INVESTIMENTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO, CAPACITAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COMO DIFERENCIAL NO MERCADO DE TRABALHO.

O investimento em cursos de graduação, capacitação e pós-graduação como diferencial no mercado de trabalho. nvestir na formação pessoal nunca esteve “tão em alta”, diante do competitivo mercado de trabalho onde há pouca oferta e cada vez mais exigência em...

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

Documentos Necessários para Matrícula. Documentos necessários para matrícula na Pós-Graduação 1 cópia autenticada do DIPLOMA (LEGÍVEL). 1 cópia simples do CPF (LEGÍVEL). 1 cópia simples do RG (LEGÍVEL). 1 cópia simples Certidão de Nascimento ou Casamento...

PÓS GRADUAÇÃO

Pós Graduação, a conclusão da Pós-Graduação leva o aluno a conquistar uma promoção no trabalho ou ainda ganhar aumento salarial. Segundo pesquisas, quem têm Pós Graduação em sua área, receberam aumento salarial depois do curso, passaram a receber mais que...

PÓS EM LIBRAS

Pós em Libras, Glat (2007) apresenta as duas principais abordagens comunicativas de ensino que são utilizadas: Oralistas e Gestuais. Oralistas: a fala é utilizada como forma prioritária para a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Essa abord...

PÓS EM DOCÊNCIA

Pós em Docência, o objetivo dos Cursos de Pós em Docência é capacitar os docentes, a partir de estudos de metodologias e práticas pedagógicas atuais, visando o bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem na educação de nível superior. Falar sobre...

A IMPORTÂNCIA DO TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica, A FaSouza como instituição autônoma e que prima pela qualidade dos cursos oferecidos aos seus alunos, vê na opção pela continuidade da cobrança do trabalho de conclusão de curso...

PÓS EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Pós em Saúde da Família, O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil, pelo Ministério da Saúde, em 1994. É conhecido hoje como "Estratégia de Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa" o Estratégia de Saúde da Família...

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

Pós Graduação em Psicologia do Trânsito, o ano 1962 foi especial para a Psicologia brasileira. O Presidente João Goulart promulgava, a 27 de agosto, a Lei nº 4.119, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólog...

PÓS GRADUAÇÃO ÁREA DA SAÚDE

Pós Graduação Área da Saúde, a definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um...

COORDENADORA PEDAGÓGICA DA FASOUZA PUBLICA SEU NOVO LIVRO

Coordenadora Pedagógica da FaSouza publica seu novo Livro. A professora Liliana é graduada em Pedagogia pela UEMG, Mestre em Educação pela PUC, pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG e Coordenadora Pedagógica da FaSouza, publica seu novo Livro ...

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E PRODUÇÃO ACADÊMICA PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR.

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior. A FaSouza se orgulha de contar com um corpo docente cada vez mais especializado para melhor atender seus alunos. Assim, nossa equipe conta com profissionais pesquisadores que...

PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Pós Graduação Docência do Ensino Superior, O objetivo do Curso é capacitar os docentes, a partir de estudos de metodologias e práticas pedagógicas atuais, visando o bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem na educação de nível superior. Falar s...

PÓS GRADUAÇÃO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE, Podemos definir deficiência física como “diferentes condições motoras que acometem as pessoas comprometendo a mobilidade, a coordenação motora geral e a fala, em consequência de lesões neurológica...

PÓS GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Alfabetização e Letramento, A classificação dos métodos de alfabetização, em dois grandes grupos, está pautada nas bases psicológicas da aprendizagem. Essas bases psicológicas podem estar agrupadas em duas grandes tendências: aquela que explica a aprendi...

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Educação Especial e Inclusiva, cada aluno deve ser atendido de acordo com a sua necessidade, só assim será possível alcançar a verdadeira inclusão, aquela que estimula o a aluno a participar dos momentos de interação, pois perceberá que mesmo possuindo di...

PÓS GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Pós Graduação Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, A neuropsicologia é a ciência que tem por objeto o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano. A neuropsicologia pretende int...

CURSO DE LIBRAS

Curso de Libras, objetivo do Curso de Libras é formar profissionais aptos e comprometidos com a interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Proporcionar aprofundamento de conhecimentos teóricos e instrumentais necessários, para que o intérpre...

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR (ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO)

Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), prepara os profissionais para atuarem de forma integrada em diferentes áreas educacionais, propiciando o desenvolvimento do trabalho em equipe e de liderança dentro de um con...

ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA

Especialização à Distância. É um curso de Especialização à Distância lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades ...

PÓS GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM 6 MESES

Pós Graduação a Distância em 6 meses. A Pós Graduação a Distância em 6 meses leva o aluno a conquistar uma promoção no trabalho ou ainda ganhar aumento salarial. Segundo pesquisas, quem têm Pós Graduação em sua área receberam aumento salarial depois do cu...

CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

Cursos de Pós Graduação. Os Cursos de Pós Graduação são destinados a alunos graduados em qualquer área, a Pós Graduação ajuda os Alunos a complementarem a sua formação acadêmica, com isso o aluno pode continuar a desenvolver o que aprendeu na graduação, f...

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTA PARA MANTER A COMPETITIVIDADE NO MERCADO PROFISSIONAL.

A Importância da formação continuada como ferramenta para manter a competitividade no Mercado Profissional. Dentro desse cenário apresentado, as instituições EAD (Educação á Distância), são cada vez mais uma possibilidade acertada para enfrentar as dificu...

OS CURSOS EAD E O MITO DA FACILIDADE PROPORCIONADA PELO DISTANCIAMENTO ESPAÇO TEMPORAL

OS CURSOS EAD E O MITO DA FACILIDADE PROPORCIONADA PELO DISTANCIAMENTO ESPAÇO TEMPORAL. É inconteste que com o advento do aumento da oferta de cursos à distância houve a propagação da ideia de maior facilidade e comodidade. Pelo fato de haver um distanci...

REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO, PLATAFORMA EAD E A FORMAÇÃO DOCENTE

Reestruturação do Ensino Médio, Plataforma Ead e a Formação Docente, O Brasil vive hoje, mais um momento de grandes mudanças e desafios na educação, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio. A alteração na estrutura de funcionamento nesse seguimento pro...

PÓS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Pós Graduação Psicopedagogia Institucional e Clínica. Promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências necessárias a um especialista dedicado à saúde, priorizando dois enfoques – clínico e insti...

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO ACADÊMICO PARA PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS E SEGUIMENTOS

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO ACADÊMICO PARA PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS E SEGUIMENTOS, A dificuldade em compreender e utilizar os conceitos de alfabetização e letramento ainda é um desafio para muitos educadores. Embora haja, contemporaneamen...

OS DESAFIOS DOS INSTITUTOS DE ENSINO SUPERIOR FRENTE À IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Os Desafios dos Institutos de Ensino Superior Frente à Importância da Autonomia na Construção do Conhecimento, Diante da democratização do acesso ao ensino superior no país consequência do aumento dos Institutos de Ensino Superior, IES e também do ensin...

PÓS-GRADUAÇÃO TIMÓTEO MG

Pós-Graduação Timóteo MG. Nesta modalidade de ensino, os estudos são desenvolvidos a distância e não depende de formação de turma, os cursos são ministrados através da internet com o material didático disponível no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem/P...

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA SÃO PAULO SP

Pós-Graduação a Distância São Paulo SP. Cursos de Pós-Graduação a Distância São Paulo SP. Nesta modalidade de ensino, os estudos são desenvolvidos a distância e não depende de formação de turma, os cursos são ministrados através da internet com o material...

BOLETOS DO INSTITUTO SOUZA ESTÁ ADEQUADO A NOVA PLATAFORMA FEBRABAN

Boletos do Instituto Souza está adequado a Nova Plataforma FEBRABAN. Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada A Nova Plataforma da Cobrança é um sistema para modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários, com mecanismos que...

CREDENCIAMENTO NO MEC

A Faculdade FaSouza, é credenciada pelo MEC através da Portaria nº 128, de 4 de março de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de março de 2021, seção 1, página 88. A Faculdade é Credenciada pelo MEC com nota 4.22, onde a nota máxima é 5....

PÓS GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA BARATA

Pós Graduação a Distância Barata, É um curso de Especialização lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnic...

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA CURVELO MG

Cursos de Pós-Graduação a Distância Curvelo MG. Cursos de Pós-Graduação a Distância Curvelo MG. Nesta modalidade de ensino, os estudos são desenvolvidos a distância e não depende de formação de turma, os cursos são ministrados através da internet com o ma...

VIDEOAULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Videoaulas para os Cursos de Pós-Graduação, a videoaula é uma ferramenta pedagógica importante, pois nela o participante tem a possibilidade de visualizar o conteúdo em audiovisual, seja por uma aula de um professor, depoimento de um profissional da área ...

MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS

Múltiplas Deficiências, curso de Pós-graduação em Educação Especial/Educação Inclusiva - Multiplas Deficiências, este Curso tem por finalidade apresentar ferramentas para o trabalho educativo a ser efetivado no contexto da educação inclusiva. A deficiênci...

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GRÁTIS

Cursos de Capacitação Profissional Grátis, isso mesmo, o Instituto Souza está disponibilizando para seus alunos cursos de capacitação profissional de 80 horas totalmente grátis. Nosso objetivo é ajudar você disponibilizando esses cursos, pois você poderá...

CURSO DE BERÇARISTA

Curso de Berçarista: No Curso de Berçarista, você aprenderá qual é a rotina de trabalho no Berçário, os principais cuidados necessários, as brincadeiras e o que é necessário para ter sucesso nesta profissão tão gratificante. Se você gosta de crianças e se...

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA IPATINGA MG

Pós-Graduação a Distância Ipatinga MG. A Faculdade Souza, com sede prória em Ipatinga-MG, desponta no mundo acadêmico tendo como ideal de educação o atendimento aos alunos em todo o Brasil. Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas...

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA BELO HORIZONTE MG

Pós-Graduação a Distância Belo Horizonte MG. Belo Horizonte (pron. [b?lo?i'zõnt?i]) é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografi...

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA GOVERNADOR VALADARES MG

Pós-Graduação a Distância Governador Valadares MG. Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado....

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA PARAGUAÇU MG

Pós-Graduação a Distância Paraguaçu MG. Nesta modalidade de ensino, os estudos são desenvolvidos a distância e não depende de formação de turma, os cursos são ministrados através da internet com o material didático disponível no AVA – Ambiente Virtual de ...

LEGISLAÇÃO CURSOS LIVRES (CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL)

Legislação Cursos Livres (Capacitação Profissional) Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002. ...

CURSOS PROFISSIONALIZANTES A DISTÂNCIA

Cursos Profissionalizantes a Distância, através da Capacitação profissional, nossos alunos adquire melhores técnicas de ação e conhecimentos específicos para atender as necessidades das corporações. O que são os Cursos Profissionalizantes? Esse tipo de ...

DÚVIDAS PÓS-GRADUAÇÃO

Dúvidas Pós-Graduação, o Curso de Pós-Graduação, atende todas as exigências do MEC, com validade em todo território nacional. 1) Pré-requisito da Pós-Graduação 6 Meses O Curso de Pós-Graduação, atende todas as exigências do MEC, com validade em todo te...

PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA

Pós-Graduação Psicopedagogia, Pós-Graduação Psicopedagogia, nesta modalidade de ensino, os estudos são desenvolvidos a distância e não depende de formação de turma, os cursos são ministrados através da internet com o material didático disponível no AVA – ...

FACULDADE SOUZA PORTAL DO ALUNO

Faculdade FaSouza Portal do Aluno. AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresen...

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Funcionamento dos Cursos de Pós-Graduação a Distância. Você inicia seu curso de pós graduação a distância após o pagamento da taxa de matrícula. Você receberá seu login e senha em até 48 horas úteis. Nossos colaboradores ligam para você, para tirar dúvid...

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