PLÁGIO: a comodidade que fere a ética

A prática do plágio torna-se um problema na educação, quando se observa o mau uso da internet, para a busca de informações durante a construção do artigo. O recurso de busca encontra com agilidade os mais diversos assuntos sobre o tema proposto, tornando a pesquisa rápida e de fácil apropriação.

PLÁGIO: a comodidade que fere a ética

O Trabalho de conclusão de curso (TCC), normalmente, encerra as atividades acadêmicas, objetivando dar oportunidade aos alunos de demonstrar o conhecimento apreendido durante o curso. 

Ao longo da vida acadêmica, o aluno deveria ter sido capacitado a proferir as opiniões, de autores referenciados, com as suas próprias ideias. Quando os discentes mencionam nas suas atividades, frases utilizadas por autores e coloca as suas propostas sobre o assunto, entende-se que há o domínio da arte de fazer articulações intelectuais. 

Quando o aluno retira as informações de obras alheias, sem dar o devido mérito ao mesmo, não citando-o como referência ou fonte de pesquisa, ele está apresentando um artigo produzido, com plágio acadêmico, pois, há a violação moral e a dos direitos autorais de outrem e, assim sendo, é considerado como um grave ilícito contra a propriedade intelectual.

A prática do plágio torna-se um problema na educação, quando se observa o mau uso da internet, para a busca de informações durante a construção do artigo. O recurso de busca encontra com agilidade os mais diversos assuntos sobre o tema proposto, tornando a pesquisa rápida e de fácil apropriação. Aliada a essa extensa lista de disponibilidade de informações, há a possibilidade de se ter acesso a elementos que não possuem aval de autores acadêmicos, instigando ao questionamento acerca da veracidade, idoneidade do trabalho e, assim sendo, tornando duvidosa a credibilidade do conteúdo apresentado no artigo.

Na realidade, o que se espera é que o aluno escreva com as suas próprias palavras de modo a explicar todas as citações e, indicar as fontes no próprio texto, de acordo com as normas da ABNT. A ética é a reflexão crítica sobre a diversidade do comportamento humano moralmente aceitos. Deste modo, o aluno que realiza o plágio, se esbarra na ética acadêmica, pela falta de conduta durante a produção científica, ferindo os parâmetros éticos-sociais e éticos-culturais.  

É dado o direito do autor plagiado, entrar na justiça, requerendo o direito e o poder sobre o seu bem e, pedir indenização pelos danos, entorno da constatação do plágio

A FaSouza dispõe de ferramentas para detectar o plágio. Ela preza o compromisso para com o aluno, com as produções acadêmicas, com a verdade e a ética. Para tanto, os tutores são orientados para avaliar os artigos com o uso dos computadores, bases de dados, Internet, e software adequado, resguardando o respeito ao pensamento e os textos produzidos por outrem. 

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