Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Segundo Soares (2010), o ensino da língua deve estar a favor do aluno e da aprendizagem, nesse sentido se faz necessário alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Assim, tais conceitos devem ser percebidos como intradependentes, pois só conseguiremos descortinar o mundo da leitura para nossos alunos se isso for feito de maneira prazerosa.

Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, abordar criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes.

O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.  

Classificação dos Métodos de Alfabetização

A classificação dos métodos de alfabetização, em dois grandes grupos, está pautada nas bases psicológicas da aprendizagem.

Essas bases psicológicas podem estar agrupadas em duas grandes tendências:

             aquela que explica a aprendizagem através do ensaio e erro e

             aquela que explica a aprendizagem como Enviar Avisoomo resultante de uma compreensão súbita, denominada por filósofos como intuição e por psicólogos de gestalt ou  insight.

O primeiro grupo de métodos tem como base o processo mental de síntese, em que o aluno combina elementos menores da língua (letras, sons e sílabas) em unidades maiores (palavras, frases e textos). Portanto os métodos em que o processo de leitura se faz da parte para o todo são denominados sintéticos.

O segundo grupo de métodos tem como base o processo mental de análise, em que o aluno parte da leitura das unidades maiores da língua (palavras, frases e textos), chegando ao reconhecimento de seus elementos (sílabas e letras). Assim, os métodos em que o processo de leitura se faz do todo para as partes são chamados analíticos.

Matricule-se no curso de Pós Graduação Alfabetização e Letramento e alimente seu conhecimento, com materiais didáticos de excelente qualidade.

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

FALE CONOSCO
(31) 3616-7227
FALE CONOSCO
(31) 3617-8101
abmes acadêmico acervo alunos escolares médios ambientais anos antes de aqui atuam capacitação certificado clique comentário como comentou compromisso conosco contato cursos depoimento de digital digite direito dígitos educação geral empresarial encontrar escola estudante estudante encontrar escola fasouza fechar formação formou gerente garantido gestão graduação livre horas de casa infantil infraestrutura internacional ipatinga laboratórios leia licenciatura ligamos correio mais mercado mundo nacional nome notícias novo souza superior taubaté telefone tempo teologia todos trabalho unitau universidade você whatsapp áreas pós-graduação ead especialização ead
WhatsApp FaSouza