Licenciatura em Ciências Biológicas da EAD Unitau

PROMOÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

PROMOÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

Sobre o Curso

Pós-Graduação Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, Embasamento teórico à profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.

Espera-se que o especialista em Docência do Ensino Superior saiba refletir sobre o significado da profissão Docente, analisando as condições técnico-pedagógicas que favoreçam o bom desempenho docente, incluindo as novas tecnologias da informação e da comunicação como elementos que contribuam para a inovação da prática pedagógica.

INSPEÇÃO ESCOLAR Formar especialistas para atuarem no campo da Inspeção Escolar. O curso destina-se a todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuarem no exercício da Inspeção Escolar, poderão contribuir e oferecer melhores subsídios teórico-metodológicos para desenvolvimento de competências administrativas, técnicas, políticas e pedagógicas para o exercício das funções de Inspetor Escolar, na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual de Educação.

À  medida que as mudanças legais foram ocorrendo no sistema educacional, foram também ampliando as atribuições da inspeção escolar, enfatizando a importância do assessoramento técnico e da colaboração aos sistemas de ensino, sendo uma constante a preocupação no sentido de orientar e aperfeiçoar, muito mais do que fiscalizar.

A inspeção é a função, por excelência, que tem a incumbência e os meios legais de verificar se os parâmetros prescritos foram seguidos, como também a competência técnica para orientar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento escolar, conforme as políticas definidas pelo sistema de ensino. 

Objetivo Geral 

Especializar profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.

Público-alvo

Todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuar no exercício da Inspeção Escolar, nas funções de Inspetor Escolar e na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual.

ÁREA DE ATUAÇÃO:  EDUCAÇÃO

É um curso de Especialização lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.

Matriz Curricular

MÓDULOS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Núcleo
Mód. 01

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

30 Núcleo Comum
Mód. 02

COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL

30 Núcleo Comum
Mód. 03

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

30 Núcleo Comum
Mód. 04

ASPECTOS FILOSÓFICOS

30 Núcleo Comum
Mód. 05

RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

30 Núcleo Comum
Mód. 06

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE

30 Núcleo Comum
Mód. 07

ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS

60 Núcleo Comum
Mód. 08

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

60 Núcleo Comum
Mód. 09

AS “TICDIS” – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO DIGITAIS E SOCIABILIDADES

70 Núcleo Específico
Mód. 10

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

70 Núcleo Específico
Mód. 11

GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

70 Núcleo Específico
Mód. 12

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO

70 Núcleo Específico
Mód. 13

PRÁTICAS DA INSPEÇÃO ESCOLAR

70 Núcleo Específico
Mód. 14

PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO - EDUCAÇÃO BÁSICA

70 Núcleo Específico
  Carga Horária Total: 720 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)
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