Depoimento de Alunos do Instituto Souza - BELFORD ROXO-RJ

Depoimento de Alunos

  • INSTITUTO SOUZA EMILY DE BARROS RIBEIRO RUFINO

    Emily de Barros...

    gostei muito da Faculdade, sempre disposta a ajudar os alunos, matérias bem fáceis para entendimento a agenciadora sempre ajudando.

    • PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais e/ou dificuldades no processo de aprendizagem,  no contexto sóciocultural brasileiro, visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas  necessidades especiais com ética e competência. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

      Objetivo

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais/limitações cognitivas ou emocionais.

      Público Alvo: O curso se destina aos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e profissionais graduados em Magistério Superior.

      Estágio: Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio.

      Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.

    • PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM - 240 HORAS

      Capacitação Profissional  Psicomotricidade e Aprendizagem: Capacitar profissionais para atuarem na área da Educação com enfoque no desenvolvimento psicomotor da criança e do adolescente. Discutir as implicações da corporeidade nas aprendizagens escolares e sua prática em diversos segmentos da educação formal e informal, dentro dos preceitos teóricos da Psicomotricidade. Preparar o profissional para avaliar e intervir no campo da Psicomotricidade Escolar.

      Público Alvo: pedagogos, educadores físicos, arte-educadores, arteterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais graduados das áreas da educação e saúde e afins.

    • AUTISMO - 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O Curso de Capacitação Profissional em Autismo - 80 HORAS, visa capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da ABA (AppliedBehaviorAnalysis – Análise do Comportamento Aplicada), preparando-os para lidar com as demandas da população com diagnóstico de autismo e com relação à inclusão social e escolar

      Público Alvo: Profissionais de educação, da pedagogia, educação especial, educação infantil, educação física, psicopedagogia e profissionais envolvido no ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

    • EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Educação Especial e Inclusiva - 80 horas: O curso capacita o profissional da Educação e de áreas afins em alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as necessidades educacionais de portadores de algum tipo de deficiência. Consegue, portanto, ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação infantil e fundamental.

      Público Alvo: destinado aos profissionais da educação, professores licenciados em Pedagogia ou Normal Superior, diretores de escolas, e de outras áreas afins que têm interesse em desenvolver sua carreira destinada a educação de alunos especiais e com deficiências.

    • TDAH TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      TDAH Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 80 horas, o TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH - déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicos - 80 horas: A conduta humana organiza-se em esquemas de ações ou de representações adquiridos, elaborados pelo indivíduo a partir de sua experiência individual, que podem coordenar-se variavelmente em função de uma meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis. A função que integra essas estruturas e sua mudança é a inteligência. 

      Público Alvo: Profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam capacitar-se nesta área.

    • NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Neuropsicopedagogia Clínica: O curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica tem como objetivo de Qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia Clínica. Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.

      Público Alvo: Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia,Terapia Ocupacional entre outros cursos de áreas afins.

       

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