Depoimento de Alunos - NORTELANDIA-MT

Depoimento de Alunos

  • INSTITUTO SOUZA SANDRA REGINA RIBEIRO DA CRUZ

    Sandra Regina R...

    Esta é a segunda vez que faço uma Pós-graduação pela Fasouza. Garantia absoluta de aprendizado. Excelentes materiais. Atendimento nota 10. Já estou com saudades da plataforma. Apaixonada por essa Faculdade. Minha fiel parceira desde 2016. Tenho certeza que em breve retornarei.

    • METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática, O objetivo geral é o de introduzir os professores de matemática nas principais metodologias da área. Igualmente, discutir as principais linhas pedagógicas que dão suporte ao ensino de matemática no Ensino Básico e Superior;

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público Alvo:

      Graduados em Matemática, Informática, Física, Estatística, Química, Engenharia, Economia, Administração, Ciências Contábeis e atuários dentre outros que se proponham a trabalhar com o desenvolvimento de técnicas de ensino de conteúdos matemáticos.

    • ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Curso de Adaptações Pedagógicas para a Educação Inclusiva 80 horas, o conceito de adaptações curriculares, consideradas como: estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola (MEC/SEESP/SEB, 1998).

    • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer aos pós-graduandos a introdução ao estudo das condições de implantação da Base Nacional Comum Curricular na escola de Educação Básica do Brasil. Distinção entre Base Curricular e currículo, sua organização, o estudo das práticas e das dificuldades detectadas no processo de Implantação da Base Nacional Comum Curricular

      Estudo das Práticas das quatro competências específicas da BNCC. As áreas do conhecimento no Ensino Fundamental.

      Este curso foi criado para atender as necessidades de informação sobre o BNCC devido as dificuldades de leitura do documento normativo pelos docentes e gestores educacionais, procura esclarecer os meios de adequação dos projetos políticos pedagógicos, contribui com a formação continuada dos professores e gestores como também a adequação de material didático.

      Objetivo Geral 

      Oferecer formação especializada aos professores e gestores educacionais que atuam na Educação Básica, com foco na Base Nacional Comum Curricular.

      Objetivos Específicos 

      a) Permitir aos Professores, Gestores e demais profissionais da educação, a conhecer detalhadamente o BNCC e seus meios de implantação.

      b) Preparar os professores e gestores das 4 áreas de competências específicas do ensino fundamental para a implantação e gestão do BNCC.

      Público Alvo

      Pedagogos, professores, gestores da educação, técnicos da educação e estudantes de licenciaturas.

    • EDUCAÇÃO ESPECIAL

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação Especial, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. 

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

      Objetivo Geral 

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais. 

      Objetivos Específicos 

      a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.

      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

      Público-alvo

      Graduados em Pedagogia, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores graduados do ensino fundamental e do ensino médio de diversas áreas (Educação Física, Música, Artes, entre outras), Coordenadores, Supervisores e Orientadores Educacionais graduados.

    • DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Deficiência Intelectual - 80 horas: Propiciar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados à educação das pessoas que necessitam atendimento especial na área de Deficiência Mental, visando uma nova política de atuação e inclusão dessas pessoas na sociedade.

      Público Alvo: Profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam capacitar-se nesta área.

    • PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Psicomotricidade e Aprendizagem - 80 horas: Capacitar profissionais para atuarem na área da Educação com enfoque no desenvolvimento psicomotor da criança e do adolescente. Discutir as implicações da corporeidade nas aprendizagens escolares e sua prática em diversos segmentos da educação formal e informal, dentro dos preceitos teóricos da Psicomotricidade. Preparar o profissional para avaliar e intervir no campo da Psicomotricidade Escolar.

      Público Alvo: pedagogos, educadores físicos, arte-educadores, arteterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais graduados das áreas da educação e saúde e afins.

    • NEUROPSICOLOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM - 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Capacitação Profissional Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem - 80 horas: Este Curso visa fornecer conhecimentos na área de neuropsicologia e problemas de aprendizagem e a forma como os professores e pedagogos devem trabalhar no contexto educativo.

      Público Alvo: Profissionais do Curso de Pedagogia e áreas afins.

    • PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Psicopedagogia e Educação Especial, o curso visa capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo da aprendizagem e nas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais. Visa Instrumentalizar a prática através de mediações teóricas sobre a Psicopedagogia e a Educação Especial, qualificando essas práticas em diferentes espaços em que os mesmos ocorrem. Possibilitar uma ampla visão do processo de aprendizagem, para a intervenção adequada em seus diversos espaços de atuação.

      A psicopedagogia ganha hoje cada vez mais espaço e importância no tecido social. Muitos dos envolvidos com os processos escolares apontam o psicopedagogo como aliado na proposição de novos caminhos para a melhoria da aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais na educação formal. Vários são os estudos que caminham nessa direção, o que pode ser observado nas publicações da Associação Brasileira de Psicopedagogia e também na prática cotidiana nas instituições.

      Objetivo Geral

      Capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo da aprendizagem e nas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais. Instrumentalizar através de mediações teóricas aspectos importantes relativos à Psicopedagogia e Educação Especial, qualificando as práticas em diferentes espaços em que ocorre a aprendizagem. Possibilitar uma ampla visão do processo de aprendizagem para intervenção adequada em instituições e clínicas.

      Objetivos Específicos 

      a) Favorecer uma prática reflexiva, dinâmica e segura em relação à mediação do processo de ensino/aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais.
      b) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.

      Público-alvo

      O curso de Pós graduação em Psicopedagogia e Educação Especial, destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Licenciaturas e Psicologia que sentem a necessidade dos conhecimentos relacionados aos processos de ensino aprendizagem e não aprendizagem.

      Estágio

      Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio.

      Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.

    • NEUROPSICOPEDAGOGIA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

      Objetivo Geral

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
       
      Objetivos Específicos

      a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

      Público-alvo

      Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a Psicopedagogos e profissionais que têm interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem a partir do estudo das neurociências. 

      Estágio

      Esse curso necessita de um estágio de 40h em alguma instituição que atenda alunos com dificuldades de aprendizagem ou que estejam se reabilitando de algum trauma como acidentes, problemas psicológicos dentre outros. Poderá ser realizado em escolas, hospitais, clínicas e seu curso só terá valor no sentido de você poder realizar atendimentos na área mediante o cumprimento do estágio.

      Atenção! Seu estágio é apenas de observação, não pode haver regência pois o atendimento clínico só pode ser realizado por profissionais já formados. Você deverá observar o trabalho de um psicólogo ou psicopedagogo durante quarenta horas. Ao final da observação, você deverá fazer um relatório de no mínimo 20 linhas e preencher um cronograma com a distribuição dessas 40h. O relatório e o cronograma devem ser assinados e carimbados pelo profissional que você acompanhou. O cronograma pode ser o mesmo que está no Guia do Estágio Curricular Obrigatório. O estágio na sua área é totalmente diferente do estágio da complementação pedagógica e segunda licenciatura, portanto, você só irá aproveitar o cronograma e a carta de apresentação fazendo as devidas observações.

    • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Curso de Alfabetização e Letramento: Fundamentos Metodológicos 80 horas. A classificação dos métodos de alfabetização, em dois grandes grupos, está pautada nas bases psicológicas da aprendizagem. Essas bases psicológicas podem estar agrupadas em duas grandes tendências: · aquela que explica a aprendizagem através do ensaio e erro e · aquela que explica a aprendizagem como resultante de uma compreensão súbita, denominada por filósofos como intuição e por psicólogos de gestalt ou insight.

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • TDAH TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      TDAH Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 80 horas, o TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH - déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA 40 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Curso de Adaptações Pedagógicas para a Educação Inclusiva 40 horas, o conceito de adaptações curriculares, consideradas como: estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola (MEC/SEESP/SEB, 1998).

       

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