Depoimento de Alunos - PARAGUAÇU-MG

Depoimento de Alunos

  • INSTITUTO SOUZA FERNANDA DIAS MACEDO

    Fernanda Dias M...

    Meus sinceros elogios a Instituição, a pouco comecei meu curso de Pós-Graduação, curso muito completo e de fácil entendimento. Estou adorando muito, recomendo a todos que estiverem pensando em fazer uma Pós-Graduação.   

    • BRAILE E LIBRAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Braile e Libras, trabalhar com o sistema Braille possibilitando o contato direto com a grafia, o que é muito importante para a compreensão e o emprego das letras, das palavras, do sistema de pontuação e de acentos, especialmente no caso das pessoas que nasceram cegas. Para estas pessoas, o Sistema Braille representa uma emancipação, uma porta de entrada no mundo da leitura e da escrita de forma autônoma.

      Proporcionar a atuação como intérprete, professor de apoio e docente quando for habilitado na formação prevista em lei.

      Objetivo Geral 

      Formar profissionais aptos a exercer a profissão com competência, disciplina e ética, conscientes de seu compromisso social e educacional. 

      Objetivos Específicos 

      a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

      b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

      c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.

      Público-alvo

      Portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento reconhecido pelo MEC que atuam ou pretendem atuar em setores da que lidam com alunos com deficiência auditiva e visual.

    • EDUCAÇÃO ESPECIAL

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação Especial, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. 

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.

      Objetivo Geral 

      Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais. 

      Objetivos Específicos 

      a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.

      b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.

      Público-alvo

      Graduados em Pedagogia, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores graduados do ensino fundamental e do ensino médio de diversas áreas (Educação Física, Música, Artes, entre outras), Coordenadores, Supervisores e Orientadores Educacionais graduados.

    • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer aos pós-graduandos a introdução ao estudo das condições de implantação da Base Nacional Comum Curricular na escola de Educação Básica do Brasil. Distinção entre Base Curricular e currículo, sua organização, o estudo das práticas e das dificuldades detectadas no processo de Implantação da Base Nacional Comum Curricular

      Estudo das Práticas das quatro competências específicas da BNCC. As áreas do conhecimento no Ensino Fundamental.

      Este curso foi criado para atender as necessidades de informação sobre o BNCC devido as dificuldades de leitura do documento normativo pelos docentes e gestores educacionais, procura esclarecer os meios de adequação dos projetos políticos pedagógicos, contribui com a formação continuada dos professores e gestores como também a adequação de material didático.

      Objetivo Geral 

      Oferecer formação especializada aos professores e gestores educacionais que atuam na Educação Básica, com foco na Base Nacional Comum Curricular.

      Objetivos Específicos 

      a) Permitir aos Professores, Gestores e demais profissionais da educação, a conhecer detalhadamente o BNCC e seus meios de implantação.

      b) Preparar os professores e gestores das 4 áreas de competências específicas do ensino fundamental para a implantação e gestão do BNCC.

      Público Alvo

      Pedagogos, professores, gestores da educação, técnicos da educação e estudantes de licenciaturas.

      Disciplina/Professor

      BNCC Matemática no Ensino Fundamental - Prof. Dr. Wanderlei Grenchi.

      BNCC Geografia no Ensino Fundamental - Prof.ª Dra. Adriana Silene Vieira.

      BNCC Ciências no Ensino Fundamental - Prof.ª Dra. Cleonice Nascimento da Silva.

      BNCC História no Ensino Fundamental - Prof. Me. Andris Pintor.

      BNCC Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Prof.ª Dra. Mônica Império Costa.

      Organização e Estruturação da BNCC - Prof.ª Dra. Cleonice Nascimento da Silva.

    • ADMINISTRAÇÃO DO SETOR PÚBLICO

      ÁREA ATUAÇÃO: NEGÓCIOS, ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

      Pós-Graduação Administração do Setor Público, o curso visa compreender a Administração pública como um conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde,  na gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, analisando a administração direta e indireta.

      Objetivo Geral

      Capacitar os participantes sobre como o poder de gestão do Estado, de legislar e tributar, fiscalizar e regulamentar, através de seus órgãos e outras instituições; visando sempre um serviço público efetivo.

      Objetivos Específicos

      Definir como função da Administração Pública a garantia do bem-estar social ou defesa dos interesses da comunidade, zelando pelo bem comum da coletividade.

      Demonstrar como o Estado faz para planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo um universo de ações que o gestor público deve tomar para manter a organização das instituições públicas. 

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo

      Aos profissionais da administração pública direta e indireta que tenham como objetivo atualizar e aprimorar seus conhecimentos conceituais e instrumentais acerca da análise da política pública, os profissionais do setor privado que, em suas atividades, relacionem-se amplamente com o setor público e os docentes e pesquisadores de instituições públicas ou privadas.

    • PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

      ÁREA ATUAÇÃO: SAÚDE E BEM-ESTAR

      Pós-Graduação Psicologia do Trânsito, abordar na disciplina os aspectos psicológicos que estão por traz do ato de dirigir e de ser pedestre, pressupostos para um trânsito mais consciente e responsável, conceito de alteridade, responsabilização enquanto motorista e enquanto pedestre, conscientização acerca da importância social do trânsito seguro.

      O aprofundamento em estudos para a compreensão das variáveis físicas e psicológicas que compõem o trânsito bem como as relações que dele advém se justifica como fator essencial para a busca de um trânsito mais seguro e humanizado.

      Objetivo Geral

      Compreender a importância do trânsito na contemporaneidade como facilitador do direito de ir e vir do cidadão bem como a existência e importância das leis de trânsito como forma de garantir não só a mobilidade mas  também a segurança da população .

      Objetivos Específicos

      a) Refletir sobre a importância de profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.
      b) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e consciente.

      Tem registro no conselho de Psicologia?

      Não. Estamos em contato com o conselho para registro.

      Público-alvo

      Psicólogos que queiram aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia do Trânsito que atuam ou pretendem atuar na avaliação psicológica para motoristas e outras áreas de atuação da Psicologia do Trânsito, com a obtenção da titulação necessária ao exercício da atividade junto ao DETRAN.

      Estágio

      O Curso de Psicologia do Trânsito tem Estágio Supervisionado de 120 horas obrigatório.

    • PSICOLOGIA JURÍDICA E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

      ÁREA ATUAÇÃO: SAÚDE E BEM-ESTAR

      Pós-Graduação Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica, noções introdutórias em Psicologia e Direito. Conhecimentos básicos em Psicologia para os operadores do Direito. Definição e histórico da Psicologia Jurídica. Relações da Psicologia com a Justiça, a Moral e o Direito. Psicologia Jurídica e Direito Penal. Psicopatologia e processos jurídicos. Contribuições da Psicologia Jurídica nas áreas Cível e Criminal.

      O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais da psicologia jurídica no sentido de uma análise coerente e adequada para lidar com os indivíduos que se envolvem em situações criminosas através de uma correta aplicação e visão dos testes psicológicos como importante ferramenta. 

      Objetivos

      Desenvolver competências e habilidades dos alunos para: 

      1) Identificar conceitos e fundamentos da ciência psicológica que contribuem na compreensão dos fenômenos jurídicos. 

      2) Delimitar o objeto e as áreas de abrangência da Psicologia Jurídica no contexto do Direito; 

      3) Distinguir as implicações técnico-científicas e éticas decorrentes da relação entre Psicologia e Direito;

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo

      Profissionais como advogados, psicólogos, entre outros graduados.

    • ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O Curso de Administração Empresarial 80 horas tem como objetivo formar profissionais, de qualquer área de atuação, na carreira executiva, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades gerenciais, além de capacitá-los por meio do uso de ferramentas gerenciais para enfrentar os desafios da economia e da tecnologia na nova era do conhecimento. A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking, bem como para o sucesso de sua vida e carreira profissional.

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 80 HORAS

      Capacitação Profissional em Gestão de Negócios Imobiliários - 80 Horas: Consistem em: estimular a adoção dos conceitos atuais e inovadores de desenvolvimento e gerenciamento de empreendimentos imobiliários, fornecendo uma visão estratégica dos negócios no setor; possibilitar a aplicação prática dos fundamentos teóricos na vivência gerencial; favorecer o desenvolvimento de atitudes e posturas empreendedoras e gerenciais adequadas para a realização de empreendimentos ambientalmente rentáveis e sustentáveis.

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • DEFICIÊNCIA FÍSICA - 80 HORAS

      Capacitação Profissional Deficiência Física - 80 horas: o Curso busca aperfeiçoar a formação de docentes para atuarem com pessoas que possuem deficiência física, favorecendo o desenvolvimento de habilidades didáticas que possibilitem a observação de cenários que promovam inclusão do deficiente.

      Público Alvo: Profissionais das áreas de educação: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, habilitados para educação básica que desejam capacitar-se nesta área.

    • BAIXA VISÃO 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O curso Baixa Visão 80 horas, da Faculdade Souza, visa qualificar os alunos para atuarem junto a pessoas com deficiência visual (baixa visão e cegueira). A ideia é ampliar os conhecimentos acerca do funcionamento da visão, avaliação funcional da visão, orientação e mobilidade, além de capacitar o aluno para realizar um atendimento educacional especializado. 

      Público Alvo

      Profissionais e estudantes do setor da saúde e educação que desejam ampliar os seus conhecimentos sobre a baixa visão e cegueira.

    • EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Capacitação Profissional em EJA - Educação de Jovens e Adultos - 80 horas: O curso tem como objetivo capacitar o profissional da educação com base em conhecimentos sobre síntese da formulação e implantação da teoria e prática pedagógica na integração entre a educação básica, profissional e de jovens e adultos, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência. 

      Público Alvo 

      Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.

    • SOCIOLOGIA 80 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Sociologia 80 horas, tem como objetivo pensar as mudanças sociais dos últimos quinhentos anos e quais os reflexões na vida social da atualidade e no futuro da humanidade. Criar um espaço para a atualização dos profissionais envolvidos com o estudo das ciências sociais. Bem como, pensar novos modelos de vida social para o século XXI.

      Público Alvo: Áreas Afins.

    • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIAR

      ÁREA ATUAÇÃO: SAÚDE E BEM-ESTAR

      Pós-Graduação Assistência de Enfermagem Domiciliar, o curso destaca a atuação de enfermeiros Home Care também é conhecida como assistência domiciliar, uma modalidade alternativa de hospitalização que consiste no auxilio, avaliação e assistência para com o paciente e até mesmo familiares, apresentando as teorias e práticas para atuação desses profissionais.

      Objetivo Geral

      Capacitar o participante a realizar diversos procedimentos como, os cuidados paliativos, que são aqueles em que o profissional da saúde avalia como agir para cuidar de doenças classificadas como graves, progressivas e, principalmente, que coloca o paciente em risco de vida.

      Objetivos Específicos

      Compreender a importância da internação domiciliar de familiares, com o objetivo de proporcionar uma qualidade maior na assistência médica a estes pacientes.

      Capacitar o participante a atuar na área preventiva realizando controle da hipertensão arterial, diabetes, na realização de curativos e na assistência a pacientes idosos ou em fase terminal.

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo

      Enfermeiros, Assistentes sociais, técnicos de enfermagem,  servidores públicos da saúde, profissionais da área da saúde.

    • AUTISMO - 120 HORAS

      O Curso de Capacitação Profissional em Autismo - 120 HORAS, visa capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da ABA (AppliedBehaviorAnalysis – Análise do Comportamento Aplicada), preparando-os para lidar com as demandas da população com diagnóstico de autismo e com relação à inclusão social e escolar

      Público Alvo: Profissionais de educação, da pedagogia, educação especial, educação infantil, educação física, psicopedagogia e profissionais envolvido no ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

    • METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática, O objetivo geral é o de introduzir os professores de matemática nas principais metodologias da área. Igualmente, discutir as principais linhas pedagógicas que dão suporte ao ensino de matemática no Ensino Básico e Superior;

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público Alvo:

      Graduados em Matemática, Informática, Física, Estatística, Química, Engenharia, Economia, Administração, Ciências Contábeis e atuários dentre outros que se proponham a trabalhar com o desenvolvimento de técnicas de ensino de conteúdos matemáticos.

    • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação de Jovens e Adultos, abordar na disciplina o estudo sobre a EJA- Educação de Jovens e Adultos, contexto histórico, avanços, abrangência, políticas públicas, andragogia, avaliação e projetos e programas sociais para expansão.

      O aprofundamento de estudos acerca da EJA- Educação de Jovens e Adultos se justifica pelo fato de que a cada dia a sociedade percebe a importância da educação, da cultura e da informação como ferramentas para a inserção social, diminuição dos índices de violência e aumento da autoestima dos indivíduos e comunidade em geral. 

      Objetivo Geral 

      Analisar as etapas envolvidas na EJA- Educação de Jovens e Adultos. Entender a importância de se desenvolver estratégias para verificar a viabilidade da aplicação da variedade de conceitos pertinentes a essa modalidade de educação  de acordo com cada contexto encontrado. 

      Objetivos específicos 

      a) Entender a necessidade da EJA, considerando os diferentes contextos sociais e as necessidades de atender às pessoas que não tiveram a chance de estudar no momento certo. 

      b) Compreender a importância da viabilidade de projetos de EJA, com base no estudo das diferentes etapas e peculiaridades que envolvem a  educação de adultos. 

      Público-alvo 

      Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e afins.

    • EDUCAÇÃO EM SISTEMAS PRISIONAIS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação em Sistemas Prisionais, abordar a Educação em Sistemas Prisionais como sendo um desafio e também uma possibilidade a mais de crença na recuperação do ser humano e também como um elemento de possibilidade de uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Abranger a perspectiva histórica da educação em sistemas prisionais e do papel do Assistente Social nesse contexto. 

      O aprofundamento de estudos acerca da Educação em Sistemas Prisionais se justifica pelo fato do reconhecimento da necessidade eminente de respeito aos direitos humanos bem como do foco na recuperação humanizada do indivíduo como resgate individual e também fator que favorecerá a sociedade de um modo geral.

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância do respeito e da crença na recuperação do indivíduo através da educação. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que a educação além de ser um fator de libertação, crescimento e transformação individual, também favorece ao coletivo uma vez que provoca mudança de atitudes.

      b) Compreender que o homem tem o direito à reintegração social após ter cumprido sua pena e pago o que devia à sociedade. Assim, a reintegração através à educação, ainda dentro do período de reclusão, tem maior chance de sucesso.

      Público-alvo

      Bacharéis em direito, advogados criminalistas, policiais civis e militares, agentes penitenciários e afins, que atuam na Administração Pública relacionada aos presídios e ou segurança pública.

    • GESTÃO EM SISTEMAS PRISIONAIS

      ÁREA ATUAÇÃO: NEGÓCIOS, ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

      Pós-Graduação Gestão em Sistemas Prisionais, abordar a Gestão em Sistemas Prisionais como sendo um desafio e também uma possibilidade a mais de crença na recuperação do ser humano e também como um elemento de possibilidade de uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Abranger a perspectiva histórica da educação em sistemas prisionais e do papel do Assistente Social nesse contexto. 

      O aprofundamento de estudos acerca da Gestão em Sistemas Prisionais se justifica pelo fato do reconhecimento da necessidade eminente de respeito aos direitos humanos bem como do foco na recuperação humanizada do indivíduo como resgate individual e também fator que favorecerá a sociedade de um modo geral.

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância do respeito e da crença na recuperação do indivíduo através da qualidade na gestão. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que a gestão além de ser um fator de libertação, crescimento e transformação individual, também favorece ao coletivo uma vez que provoca mudança de atitudes.

      b) Compreender que o homem tem o direito à reintegração social após ter cumprido sua pena e pago o que devia à sociedade. Assim, a reintegração através de uma boa gestão, ainda dentro do período de reclusão, tem maior chance de sucesso.

      Público-alvo

      Bacharéis em direito, advogados criminalistas, policiais civis e militares, agentes penitenciários e afins, que atuam na Administração Pública relacionada aos presídios e ou segurança pública.

    • EDUCAÇÃO EM UNIDADES PRISIONAIS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Educação em Unidades Prisionais, o curso discute principais problemas enfrentados nas prisões brasileiras como a superlotação, a deterioração da infraestrutura carcerária, a corrupção de agentes/policiais, a abstenção ou abuso sexual, o suicídio, a presença de tóxicos, a falta de apoio de autoridades governamentais, as rebeliões, a má administração carcerária, a falta de apoio de uma legislação digna dos direitos do preso-cidadão, a falta de segurança e pessoal capacitado para realizá-la e o alto índice de reincidência, e busca articular práticas pedagógicas pertinentes.

      Objetivo Geral

      Estudar os principais problemas vividos pelas Unidades Prisionais. As implicações do trabalho docente nessas unidades. Metodologias e fundamentos da EJA para atuação em sala de aula, facilitando a aprendizagem e as práticas pedagógicas.

      Objetivos Específicos

      Identificar melhores práticas pedagógicas envolvendo os detentos.    Habilitar o docente para atuar em Unidades prisionais, reconhecendo as especificidades da EJA nesses ambientes.

    • ADMINISTRAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Administração do Ambiente Escolar, o curso tem como foco as várias facetas da Administração do ambiente escolar, entendendo esse como múltiplo e diverso, busca os conhecimentos para as diversas possibilidades de abordagem de problemas cotidianos vividos pela instituição escolar, na gestão do capital humano trabalhador, com conceitos e a história dessa área da gestão.

      Objetivo Geral

      Abordar a Administração escolar em sua construção histórica, suas atribuições, legislação e características necessárias de liderança e gestão participativa dos recursos humanos dentro de novos conceitos e teorias.

      Objetivos Específicos

      Comparar as abordagens de gestão que eram autoritárias com as formas de gestão participativa e democrática nos moldes contemporâneos preconizados pela legislação. Analisar o papel das novas tecnologias da informação na ajuda dessa organização de tempos rotinas e espaços para a melhor gestão das pessoas no ambiente escolar.

      Público-alvo

      Destinado a profissionais graduados da área de Educação ou interessados na área.

    • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica é voltado para pedagogos, educadores das diversas áreas, administradores e demais profissionais que tenham potencial para atuar na gestão pedagógica, o curso engloba práticas de inspeção, administração e supervisão escolar tendo como objetivo aperfeiçoar todas as práticas, formar um multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar. Objetiva também formar um profissional que possa atuar no planejamento escolar fora do âmbito da escola, nas secretarias de educação.

      Público Alvo: Graduados na área da Educação e áreas afins.

    • SUPERVISÃO ESCOLAR

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Supervisão Escolar: O curso tem como principal objetivo a qualificação teórico-prática dos pedagogos, professores e profissionais de áreas afins, para atuar na área de supervisão escolar em instituições de ensino no âmbito público e ou privado. Os alunos são estimulados à prática da pesquisa, o que possibilita a análise constante da política educacional, bem como o seu acompanhamento permanente por meio de estudos voltados ao atendimento de necessidades sociais da população

      Público Alvo: pedagogos, professores e profissionais de áreas afins

    • DIREITO ADMINISTRATIVO

      ÁREA ATUAÇÃO: NEGÓCIOS, ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

      Pós-Graduação Direito Administrativo, o curso de pós-graduação capacitará o profissional oferecendo uma visão ampla dos institutos fundamentais do Direito Administrativo, sem deixar de lado a análise das inovações doutrinárias e legislativas atinentes a esse ramo do Direito. Além oferecer uma visão crítica a respeito dos conceitos tradicionais do Direito Administrativo e estimular operador para a solução de questões envolvendo as relações jurídicas.

      Público-alvo

      O curso direciona-se aos graduados em Direito ou outras áreas de conhecimento afetos ao Direito Administrativo e Administração Pública, Advogados, Magistrados, Promotores Públicos, Procuradores, Defensores Públicos, Delegados de Polícia e Servidores Públicos.

    • COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva, o curso Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva pretende possibilitar ao participante conhecer e ser um promotor de tecnologias assistivas e comunicação alternativa a todas as pessoas em nossa sociedade. A tecnologia assistiva desponta como área de conhecimento atualizada capaz de pesquisar e planejar recursos e serviços em prol de efetivas ações transformadoras das práticas discriminatórias da sociedade em relação às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, compactuando com a Comunicação Alternativa que insere as pessoas com deficiência no mundo dos falantes e ouvintes.

      Objetivo Geral

      Conhecer as características estabelecidas na utilização da comunicação alternativa e recursos de tecnologia assistiva, proporcionando informação sobre os diferentes tipos de relações formadas através de meios tecnológicos, software e informações digitais direcionadas para pessoas com deficiência.

      Objetivos Específicos

      A comunicação alternativa e a tecnologia assistiva ocupam um espaço direcionado especialmente para pessoas as quais possuem dificuldades na comunicação. Elas são caracterizadas principalmente pelo uso de gestos, sinais, expressões corporais, entre outras variáveis.

      Apresentar material consistente através de pesquisas, estudos e descrição de experiências vivenciadas no mundo da comunicação alternativa e tecnologia assistiva.

      Público-alvo

      Profissionais da educação e da saúde e interessados em atuar na educação inclusiva e especial.

    • ABA - ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA AO AUTISMO 420 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação ABA - Análise Comportamental aplicada ao Autismo 420 horas, o curso busca desenvolver habilidades básicas para o reconhecimento do quadro clínico e indicação das modalidades de tratamentos existentes na Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA); Apontar as técnicas de Avaliação diagnóstica, acrescentando metodologias de ensino e aprendizagem admitidas pelo espectro autista.

      Objetivo Geral

      Ampliar a compreensão de concepções acerca da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos, aprofundando os conhecimentos sobre Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) uma abordagem e concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional;

      Objetivos Específicos

      Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros;

      Planejar e executar as atividades emergentes da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA).

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo

      Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil) e pedagogia, educação física, psicopedagogia, profissionais de saúde, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins. Outros profissionais, de nível superior, envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

    • CIÊNCIA DA RELIGIÃO

      ÁREA ATUAÇÃO: ARTES E HUMANIDADES

      Pós-Graduação Ciências da Religião, abordar em Ciência da Religião o estudo da Bíblia e organização das conclusões obtidas pela Teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde a sua queda e passando pelo Antigo Testamento e Novo Testamento.

      O aprofundamento de estudos acerca da Ciência da Religião justifica-se pela relevância do conhecimento histórico das doutrinas, dos dogmas e principalmente da evolução da crença e da religiosidade entre os povos e sua importância para a humanidade, principalmente para os líderes religiosos junto aos fiéis de sua comunidade.

      Objetivo Geral 

      Compreender a importância do respeito às religiões e às crenças no sentido de perceber e respeitar a diversidade e a liberdade das pessoas de forma a enfatizar  a relevância da convivência saudável entre os povos. 

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber que a religião e a religiosidade possuem elementos culturais, históricos, étnicos, que devem ser respeitados e não hierarquizados ou sobrepostos.

      b) Compreender que o homem é livre em sua crença, que existe diferença entre religião e religiosidade e que a diferença não deve colocar nenhuma crença ou religião em uma condição superior ou inferior à outra.

      Público-alvo

      Professores de Ensino Religioso, pesquisadores em religião, profissionais de diversas áreas de formação que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos.

    • AGRICULTURA ORGÂNICA

      ÁREA ATUAÇÃO: AGRICULTURA, SILVICULTURA, PESCA E VETERINÁRIA

      Pós-Graduação Agricultura Orgânica, o curso pretende favorecer a formação crítica e criativa dos participantes, destacando seu papel profissional como consultor de produtos da agricultura orgânica de alimentos, desenvolver atividades de pesquisa em agricultura orgânica, desenvolvimento sustentável e de economia limpa, buscando novos mercados de sustentabilidade.

      Objetivo Geral

      Capacitar os profissionais da Agronomia, Administração, Gestores e  pessoas empreendedoras que queiram adquirir novos conhecimentos sobre como aumentar o valor de seus conhecimentos gerenciais para um novo mercado em expansão, e para profissionais que desejam criar novos caminhos para atuarem na área de negócios.

      Objetivos Específicos

      Propiciar aos participantes uma visão de estratégia da produção de Alimentos Orgânicos, mudas e compostos.

      Capacitar os agricultores para esse novo mercado consumidor que não admite o uso de agrotóxicos prejudiciais à saúde coletiva.

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo

      Agricultores, Agrônomos, Administradores de empresas e corporações, gestores  da iniciativa privada e pública e pessoas empreendedoras.

    • INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS 180 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      O Curso de Introdução à Metodologia do Ensino de Libras 180 horas, é o estudo dos caminhos mais eficientes para promover a inclusão de alunos surdos nas instituições de ensino. O objetivo é debater abordagens para a educação de deficientes auditivos e as estratégias para melhorar as metodologias de ensino voltadas para esse público.

      No Brasil, a educação dos surdos teve inicio durante o Segundo Império, com a chegada do educador francês Hernest Huet, ex-aluno surdo do Instituto de Paris, que trouxe o alfabeto manual francês e a Língua Francesa de Sinais. Deu-se origem à Língua Brasileira de Sinais, com grande influência da Língua Francesa. Huet apresentou documentos importantes para educar os Surdos, mas ainda não havia escolas especiais. Solicitou, então, ao Imperador Dom Pedro II, um prédio para fundar, em 26 de setembro de 1857, o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES. (O dia do Surdo é comemorado nesta data 26 de setembro). Aprofunde seu conhecimento, matriculando-se em nosso curso de Introdução à Metodologia do Ensino de Libras 180 horas

    • ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 420 HORAS

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Pós-Graduação Administração Escolar 420 horas, abordar no curso estratégias para uma formação multiprofissional com habilidades e competências para atuar nas funções técnico/administrativas dentro do âmbito da realidade e complexidade da administração escolar

      O aprofundamento de estudos na área da administração escolar se justifica pelo fato dos mesmos serem cada vez mais relevantes na atualidade tendo em vista a diversidade de processos encontrados na instituição escola exigindo dos profissionais da administração conhecimentos mais profundos em relação às estratégias administrativas visando atender às demandas. 

      Objetivo Geral 

      Diagnosticar problemas, programar e realizar atividades centradas nas inovações das práticas administrativas promovendo a qualidade da gestão.

      Objetivos Específicos 

      a) Compreender a importância de se organizar e aplicar processos atuais de administração/gestão no que tange o desenvolvimento de ações que visem a qualidade das práticas administrativas.

      b) Perceber a necessidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de gestão, planejamento e administração participativa na escola.

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo 

      Graduados em Pedagogia e profissionais licenciados na educação ou áreas afins.

    • MBA EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL E MARKETING POLÍTICO

      ÁREA ATUAÇÃO: CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

      Pós-Graduação MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, abordar no curso questões voltadas para a reflexão acerca da evolução da propaganda eleitoral, da importância da comunicação como instrumento de persuasão, entretenimento e democratização das informações, abranger a questão da evolução da propaganda e surgimento do marketing eleitoral.

      O aprofundamento de estudos acerca da comunicação eleitoral e do marketing político se justifica pela importância em se conhecer sua capacidade de abrangência, influência e da necessidade de se buscar o accountability (responsabilização) para com os eleitores.

      Objetivo Geral 

      Compreender a função da comunicação eleitoral e do marketing político como uma ferramenta positiva que vise difundir informação correta para que as pessoas possam escolher seus candidatos democraticamente.

      Objetivos Específicos 

      a) Perceber a importância da comunicação eleitoral e do marketing político como instrumento a favor da política (necessária e positiva à democracia) e não da politicagem (mecanismo nocivo à população).

      b) Compreender que a comunicação eleitoral e o marketing político, se usados corretamente podem ser essenciais à prática da democracia através da veiculação das informações acerca dos partidos e candidatos.

      Tempo de Conclusão

      O Curso têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses.

      Público-alvo

      Graduados nas áreas de Administração, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas).

    • COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

      ÁREA ATUAÇÃO: CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

      Pós-Graduação Comunicação e Oratória, o curso Comunicação e Oratória pretende  oportunizar a oratória, arte de falar em público, de maneira estruturada e tranquila, ensina técnicas de respiração, gesticulação, dicção e postura que, além de deixar os falantes mais confortáveis, torna o momento mais agradável para quem os ouve. A prática da Oratória foi desenvolvida pelos gregos, os primeiros ensinamentos datam do século V a.C. Devido à sua eficácia, ela ficou bastante popular, o cursos de especialização promete ajudar os participantes a se comunicar melhor.

      Objetivo Geral

      Controlar a Ansiedade, nervosismo e dificuldades no pronunciamento de palavras são os principais fatores que podem atrapalhar uma pessoa na hora de se comunicar, oferecer aos seus participantes as técnicas de comunicação e oratória necessárias para apresentações em público e que facilitam, as relações interpessoais.

      Objetivos Específicos

      Propiciar aos participantes um controle da fala e de sua comunicabilidade.

      Capacitar os participantes nas dimensões da dicção, gestualização e respiração ao falar em público.

      Público-Alvo

      Profissionais de Educação, Profissionais graduados em comunicação, marketing, administração e também para aqueles que atuam como professores, advogados, gestores e qualquer outra profissão.

    • OS SETE PRINCÍPIOS DA ABA - ANÁLISE DIAGNÓSTICA

      ÁREA ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO

      Extensão EAD, Os Sete Princípios da Aba - Análise Diagnóstica, tem como objetivo abordar os princípios básicos da Análise do Comportamento e definir os campos de atuação da ABA (Applied Behavior Analysis) e as principais características relacionadas à eficácia das intervenções aplicadas aos indivíduos com TEA e desenvolvimento atípico. O foco principal é apresentar os principais conceitos descritos pela Análise do Comportamento e oferecer subsídios para a compreensão tanto do fenômeno comportamental quanto das estratégias desenvolvidas pela Análise do Comportamento Aplicada (ABA). 

      Dados Legais

      A Faculdade FaSouza é credenciada pelo MEC através da portaria nº 128, de 4 de março de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de março de 2021, seção 1, página 88.

      Portaria de Credenciamento MEC da Faculdade FaSouza.

      Público-alvo

      Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil) e pedagogia, educação física, psicopedagogia, profissionais de saúde, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins. Outros profissionais, de nível superior, envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

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